Cooperação entre Aesp e TRE-CE proporciona aulas de Técnicas Operacionais a agentes do Poder Judiciário
21 de junho de 2024 - 13:03 #Aesp/CE #Agente de Polícia Judicial. #formação aesp #TRE-CE
Os alunos do Curso de Formação para Agente de Polícia Judicial que estão em treinamento na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) participaram de uma prática, na manhã desta quinta-feira (20), sobre Técnicas Operacionais Aplicadas à Polícia Judicial. A qualificação é resultado de uma cooperação técnica, celebrada entre a instituição de ensino e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), e também beneficia profissionais de outras esferas do Poder Judiciário.
A disciplina tem como objetivo o ensino de técnicas de desarmamento e uso de armas de fogo para os agentes da Polícia Judicial, preparando-os para a aplicação adequada desses recursos em suas funções. A utilização dessas técnicas busca melhorar a capacitação dos profissionais para atender às demandas do Judiciário e da sociedade cearense.
O instrutor da disciplina é o inspetor de Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) Isaac Dieb Holanda, lotado na Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). Ele destaca a importância dessas habilidades individuais no desempenho das funções dos agentes. “São habilidades importantes para que os agentes da vida social possam exercer uma boa atividades no âmbito de suas funções. Com a aplicação dessa disciplina no transformação da vida social a gente vai promover uma melhor capacitação dos profissionais para atender às demandas”, enfatiza o instrutor.
O Curso de Formação para Agente de Polícia Judicial é pioneiro no Ceará. Com uma carga horária de quase 150 horas, o treinamento conta com a participação de 23 alunos, sendo dez do TRE-CE, quatro do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7)e nove da Justiça Federal do Ceará.
Segundo o aluno Arthur Rosas, lotado no TRT-7, a experiência no curso tem sido incrível. Ele aponta a oportunidade de aprender com profissionais experientes e práticos. “Estamos tendo a oportunidade de aprender com profissionais que estão ativamente envolvidos na área e que têm conhecimento sólido do que ensinam. Além da formação acadêmica, estamos recebendo uma formação prática valiosa, que abrange tanto a teoria quanto a prática, aprimorando significativamente nosso entendimento dos assuntos essenciais para o desempenho de nossas funções da melhor maneira possível. Sou extremamente grato por essa oportunidade oferecida pela Aesp/CE e TRE-CE”, pontua o discente.