Quinta-feira Cívica da Aesp recebe coordenador de Polícia Judiciária Militar da PMCE

11 de abril de 2024 - 11:11 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu, na manhã desta quinta-feira (11), mais uma solenidade cívico-militar como parte do protocolo de formação inicial dos alunos-soldados da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). A tradicional Quinta-Feira Cívica na Aesp teve nesta edição a visita o coordenador de Polícia Judiciária Militar da PM, coronel Francinilson Mota da Silva. O oficial foi recebido nesta Academia pela diretora de Planejamento e Gestão Interna, coronel Asmenha Torquato.

Na cerimônia, a aluna-soldado Joyce representou a turma e falou aos presentes. Com o tema Motivação, ela fez o uso da palavra comentando os sacrifícios e obstáculos na atividade policial militar. “A coragem, a motivação e a resiliência são valores fundamentais que impulsionam o policial militar a enfrentar os desafios diários com determinação. A motivação para seguir uma carreira policial deve surgir do profundo desejo de servir e proteger, mas muitas vezes, durante esse período de formação, onde passamos por diversas mudanças e enfrentamos muitas incertezas, nós nos questionamos se de fato somos merecedores de ocupar este espaço dentro da corporação, se seremos capazes de desempenhar nossas funções com tanta excelência quanto aqueles que vieram antes de nós, e, hoje, constituem a Polícia Militar do Estado do Ceará”, sublinhou.

“Nossa luta de hoje em diante será exemplo de motivação para aqueles que vierem depois de nós, as batalhas e os sacrifícios do policial militar inspiram respeito e admiração para as futuras gerações a seguirem o nobre caminho da defesa da ordem pública e garantia da paz social. Mantenham-se motivados e apaixonados por essa profissão e pela sua finalidade: Servir e Proteger”, complementou.

Já o coronel Francinilson falou sobre o setor por ele coordenado na PM do Ceará. “O que é a CPJM? é uma coordenadoria que ela trata dos inquéritos e sindicâncias interna corporis. Então, tudo que for inquérito policial militar passa pela CPJM”, resumiu. O oficial também explicou aos alunos-soldados sobre a relação entre redes sociais e atividade policial militar.

Encerrando a cerimônia, a coronel Asmenha endossou as palavras do coordenador da CPMJ e apontou a importância do comportamento dos alunos no período do curso. “Hoje eu vou falar de conduta aqui dentro da Aesp, e é tão básico que, com certeza, todos nós aprendemos com os pais, que foram os primeiros formadores nossos. Atualmente, os senhores e senhoras têm uma outra casa, que no momento é a Aesp, uma instituição que está participando da formação profissional, mas a formação profissional se funde com a primeira formação, que foi iniciada dentro de casa”, acrescentou.

A Quinta-Feira Cívica na Aesp faz parte do cronograma de todas as turmas de formação inicial nesta Academia e proporciona a participação e o conhecimento dos protocolos cívico-militares aos futuros servidores. A cada edição, com a presença de um convidado ligado a uma força de Segurança Pública vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os alunos têm um contato direto e inédito com a realidade do serviço a ser executado.