Novo secretário da SSPDS visita a Aesp/CE e acompanha primeiro desfile de cadetes e alunos-soldados

6 de junho de 2024 - 19:30 # # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) recebeu, nesta quinta-feira (6), o novo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá. O gestor acompanhou uma solenidade cívico-militar e assistiu ao primeiro desfile militar de cadetes e alunos-soldados da Polícia Militar do Ceará que estão em fase de formação nesta instituição de ensino.

O secretário foi recebido pelo diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, e pela diretora de Planejamento e Gestão Interna, coronel Asmenha Torquato. Ele conheceu as instalações da unidade, situada em um imóvel com área superior a 60 mil metros quadrados, e foi apresentado a assessores especiais, coordenadores, orientadores de célula e outros servidores e colaboradores. A agenda foi cumprida durante a tradicional Quinta-Feira Cívica.

A visita permitiu ao titular da SSPDS o conhecimento in loco da estrutura organizacional e do balanço de cursos promovidos no ano passado, além do resumo das atividades e de projetos em andamento neste ano.

Roberto Sá acompanha formatura geral e desfile militar

Em fase de formação nesta Academia desde o ano passado, os cadetes e alunos-soldados participaram de formatura geral. Pela primeira vez, as turmas fizeram um desfile militar, no interior da Aesp, acompanhados de perto pelo secretário Roberto Sá e pelo diretor-geral Leonardo Barreto.

Barreto explicou que a Quinta-Feira Cívica é um momento de integração e de união entre todos os pelotões dos cursos de formação de soldados e de oficiais da PMCE, além de ser uma oportunidade para ratificar e reavivar o espírito de civismo por meio de hierarquia e disciplina. “Sempre ratificamos nesse momento as duas palavras que são sempre reiteradas a vocês: nosso compromisso com a máxima eficiência e a conquista de cada vez mais credibilidade junto ao povo do Estado do Ceará através de cordialidade e profissionalismo no atendimento ao cidadão”, pontuou o diretor.

“O povo do Estado do Ceará deposita confiança nos senhores e nas senhoras. E deposita credibilidade na excelência dos serviços que os senhores e as senhoras prestarão nas ruas de Fortaleza, da Região Metropolitana e do interior do Estado do Ceará”, complementou.

“O povo do Estado do Ceará deposita confiança nos senhores e nas senhoras. E deposita credibilidade na excelência dos serviços que os senhores e as senhoras prestarão nas ruas de Fortaleza, da Região Metropolitana e do interior do Estado do Ceará”, complementou.

Já o secretário da SSPDS-CE lembrou de 1983, quando ingressou no Curso de Formação de Oficiais da PM fluminense, e destacou que a carreira tem experiências vitoriosas e dolorosas. “A nossa profissão exige muito de nós. E, talvez, seja uma das poucas que, no juramento, promete-se enfrentar a criminalidade para salvar pessoas mesmo com sacrifício da própria vida”, lembrou. “Se eu pudesse fazer um pedido, eu faria no seguinte sentido: honrem esse juramento, seus princípios e seus valores”, sublinhou.

Roberto Sá indicou ainda três pontos a serem priorizados pelos militares: técnica, ética e legalidade. “Primem sempre pela técnica – ela poderá salvar a sua vida, a vida do colega, a vida de um cidadão. Atuem sempre com ética, a ética que se exige é a mesma de quando a pessoa está só, quando ela faria aquele comportamento independente de alguém estar vendo ou não. Por último, legalidade, que vai respaldar os atos dos senhores, que vão atuar no limite da firmeza a da legalidade. Não cruzem essa linha. É por isso os senhores estão passando pela Academia”, recomendou.

Quinta-Feira Cívica aprimora formação de novos quadros da segurança pública

A Quinta-Feira Cívica na Aesp faz parte do cronograma de todas as turmas de formação inicial nesta Academia e proporciona a participação e o conhecimento dos protocolos cívico-militares aos futuros servidores. A cada edição, com a presença de um convidado ligado a uma força de Segurança Pública vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os alunos têm um contato direto e inédito com a realidade do serviço a ser executado.