Aesp realiza aula inaugural do Curso de Operações Táticas Especiais – Cote 2023

24 de agosto de 2023 - 14:55 # # # # # #

A terceira edição do Curso de Operações Táticas Especiais (Cote 2023) teve aula inaugural, nesta quinta-feira (24), na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE). O treinamento envolve quase 40 agentes de segurança do Ceará e de outros estados. O objetivo principal da capacitação é recrutar candidatos para a ampliação do número de integrantes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Ceará (PC-CE).

Das forças de segurança do Ceará, para essa edição do curso, há 24 policiais civis e três policiais militares, além de um servidor da Perícia Forense e dois policiais penais. Participam ainda oito policiais civis e agentes penitenciários de outros estados – Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e Mato Grosso – e um policial rodoviário federal.

O secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas, delegado Sérgio Pereira, ressalta a importância da união e da irmandade nos cursos para ingresso em unidades especiais. “Aqui, vocês devem formar irmãos, laços que serão para sempre, não apenas durante o curso. Essa é uma das principais características desse tipo de capacitação”, pontuou Sérgio Pereira.

“Neste programa de treinamento, buscaremos, com o indispensável apoio técnico da Core, preparar policiais que, a partir de hoje, estarão na condição de alunos, para o enfrentamento a situações complexas e desafiadoras, que irão exigir habilidades excepcionais, sempre com o escopo maior de deixá-los aptos a proteger integralmente a sociedade, independentemente das circunstâncias adversas que certamente se apresentarão por ocasião dos seus acionamentos”, afirma o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto.

Para o delegado-geral da Polícia Civil cearense, Márcio Gutiérrez, o aumento de quadros da Core é fundamental e deve impactar positivamente a forma como o órgão atende a população. “São policiais que agregarão muito para a Core. Com mais agentes, mais ocorrências de alta complexidade poderão ser atendidas pela coordenadoria. A população cearense pode ter a certeza de que, neste curso, é demandada a excelência do servidor para que ele tenha a melhor capacitação possível”, completa o delegado.

Segundo o aluno Thiago Araruna, policial civil lotado no Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte (CE), participar do Curso de Operações Táticas Especiais (Cote) sempre foi um objetivo pessoal. “Sempre foi uma inspiração minha participar do Cote. O ingresso é muito árduo. Você precisa se preparar fisicamente e mentalmente. E, a partir dessa preparação, eu consegui alcançar êxito nessa primeira etapa”.

Thiago ressalta que, para os policiais civis, poder participar dessa capacitação é acrescentar conhecimento teórico e técnico à sua formação. “A importância desse curso, do ponto de vista profissional, é adquirir conhecimento teórico e técnico ao policial civil, enriquecendo ele com a doutrina dos grupamentos de operações especiais”, finaliza.

A aula inaugural foi promovida com a palestra “Operações Policiais em Áreas Conflagradas e a Importância dos Grupos de Operações Táticas Especiais da Polícia Civil”, proferida pelo coordenador da Core da Polícia Civil do Rio de Janeiro, o delegado Fabrício Oliveira Pereira.

Com uma carga de 955 horas/aula, o Cote 2023 pretende também habilitar e condicionar os profissionais a operar conforme conhecimentos e habilidades fundamentais para o desempenho da função operacional com a máxima eficiência.

Também estiveram presentes à aula inaugural o comandante do Policiamento de Choque (Cpchoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel João Batista Farias Júnior; o perito-geral adjunto da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Átila Einstein de Oliveira; o diretor de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, Colombo Cirqueira; o coordenador do III Curso de Operações Táticas Especiais (Cote/2023), delegado Antônio Pastor; e o delegado de Polícia Civil e coordenador de Operações e Recursos Especiais do Rio de Janeiro, Fabrício Oliveira Pereira, entre outras autoridades.