Cooperação entre Aesp e Pefoce busca excelência para formação e treinamento de servidores

17 de agosto de 2023 - 13:09 # # # #

 

A busca por eficiência e excelência no atendimento à população deve ser uma missão diária para todos os servidores públicos. Entre as forças de segurança, em razão da prioridade em preservar vidas, esse esforço tem que ser ainda mais forte e coletivo. Assim, a cooperação entre os órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a cultura de parceria institucional entre os gestores precisam ser efetivas e executadas com inteligência.

Uma das pautas do diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), delegado Leonardo Barreto, tem sido o estreitamento de laços entre unidade e demais vinculadas à SSPDS. Para além do protocolo do funcionalismo, a rotina de visitar órgãos e receber gestores tem um objetivo claro: entender necessidades, compreender demandas, estabelecer ações, buscar soluções e determinar iniciativas individuais e conjuntas.

Uma dessas agendas envolveu a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Nesta quinta-feira (17), o diretor-geral e uma equipe de gestores da Academia visitou o perito-geral Júlio César Nogueira Torres, na sede da Pefoce. O órgão é fundamental para o cumprimento de demandas de polícia judiciária por meio tecnologia e ciência. Já a Aesp tem como missão primordial a formação e o treinamento dos agentes da Perícia Forense de dos demais órgãos.

“A Pefoce precisa de servidores com extrema eficiência, com excelência para contribuir e até mesmo protagonizar a elucidação de crimes, contravenções e demais demandas nesse sentido. Quem forma e treina essa mão de obra precisa entender como a evolução científica e tecnológica impacta na nossa missão. A formação tem que ser atualizada, o treinamento tem que ser atualizado. E a Academia, como um todo, tem que evoluir para fazer esse papel. A gente não consegue essa evolução sem ouvir a própria Pefoce”, afirma Leonardo.

Durante a visita, o perito-geral também ressaltou o trabalho exemplar que tem feito a Aesp ser reconhecida como uma unidade de referência no Brasil. “Não é qualquer instituição que tem a capacidade de pegar um cidadão comum, recém-concursado, e entrega à sociedade um perito formado, capacitado para as demandas que nós temos. E, além disso, um órgão preparado não somente para formar, mas também para treinar o nosso efetivo”, comentou Torres.

Também participaram da reunião o perito-geral-adjunto, Atila Einstein de Oliveira; o chefe de Gabinete, delegado Fabio Torres; o coordenador de Gestão Acadêmica , perito Túlio Ítalo; e a orientadora da Célula de Ensino a Distância, Monica Pontes.