Alunos do CMAUT 2021 realizam marcha de 10km equipado

7 de outubro de 2021 - 17:01 # # # # #

Nesta quinta-feira (07), os alunos do Curso de Mergulho Autônomo – CMAUT realizaram uma marcha equipado de 10km na localidade de Cumbuco, município de Caucaia.

Durante a instrução, que foi conduzida pelo capitão Barbosa, tenente Cidreira, subtenente Antônio, cabo Tarsis, cabo Adalto, cabo Sérgio, e pelos soldados Nairo e Mendes, os alunos foram adaptados para se necessário realizar deslocamentos de longa distância com equipamento autônomo, passando por rios, vegetação fechada e rasteira, praias, dunas entre outros.

“Em diversas ocorrências, as guarnições de mergulho tem que se deslocar por grande distância para atender a ocorrência a pé, pois a viatura não tem condições de se aproximar do manancial. Por isso os alunos do CMAUT 2021, realizaram a marcha para se adaptar e testar seus limites”, explicou o instrutor, tenente BM Danilo Cidreira.

Após a marcha os alunos ainda tiveram uma instrução na Lagoa de Parnamirim sobre a importância e necessidade do guia no mergulho autônomo, para realização de um deslocamento orientado e guiado.

Esta é a 6ª semana de instrução do curso, que agora conta com 8 alunos, que estão sendo desafiados em cada uma das técnicas de mergulho.

Sobre o CMAUT

O Curso de Mergulho Autônomo, conhecido como CMAUT, é uma das qualificações mais importantes e tradicionais dos Corpos de Bombeiros do Brasil. A capacitação, de 360 horas/aula, é promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) sob a coordenação do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e tem o objetivo de habilitar os participantes a desempenharem atividades de mergulhador autônomo de circuito aberto, para atuar em ocorrências de busca, resgate e salvamento aquático com baixa visibilidade, em profundidade de até 50 metros.

 

Com informações da equipe de instrução.