Alunos do curso de mergulho autônomo (CMAUT) realizam treinamento em Itarema

1 de outubro de 2021 - 10:21 # # #

Texto e Fotografias: 1º Tenente Cidreira – Companhia de Mergulho de Resgate (CMR).

Alunos do curso de mergulho autônomo (CMAUT) realizam treinamento em Itarema

Alunos do curso de mergulho autônomo (CMAUT) realizam treinamento em Itarema. Na manhã desta quinta-feira, 30 de setembro de 2021, os 8 alunos remanescentes, do CMAUT 2021, participaram de uma instrução extremamente difícil, técnica e perigosa no município de Itarema.

Os alunos puderam ver as dificuldades de mergulhar em locais com muita vegetação, engancho e movimentações restritas e confinadas que dificulta a locomoção do mergulhador que dever ter técnica, calma e segurança para realizar a desvensilhamento para continuar a busca.

A instrução foi ministrada pelos tenente Cidreira, subtenente Antônio, subtenente Daniel, cabo José Neto, cabo Medeiros, soldado Nairo e soldado Mendes e tinha o objetivo de colocar os alunos para realizarem uma busca subaquática com a superfície toda tomada de vegetação, de forma a ficar sem nenhum tipo de visibilidade e com acesso de entrada e saída restrita.

Os alunos puderam realizar a passagem por baixo da vegetação para entender os grandes riscos que um mergulho dessa natureza proporcionam. E ainda realizaram a busca individual guiada de uma vítima ( manequim) que simulou um mergulhador de apneia que veio a se afogar após se enganchar na vegetação, tentado submergir. Infelizmente um acidente recorrente em ambientes com essa característica subaquática.

Após a instrução todos os alunos entenderam as peculiaridades de uma ocorrência dessa natureza e cumpriram mais uma etapa desse renomado curso.