A atuação do Profissional de Educação Física na Academia Estadual de Segurança Pública

1 de setembro de 2021 - 15:05 # # # # #

 

No dia 1º de Setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. A data foi instituída no ano de 2006 em alusão a Lei Federal n° 9696, que regulamentou a profissão e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

A disciplina de educação física está presente em quase todos os cursos promovidos pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), e em conjunto com outras atividades contribui para a melhora do condicionamento físico dos profissionais de segurança pública.

Para isso, a Aesp conta com um Núcleo de Educação Física (Nuef), setor responsável pelo planejamento, supervisão e gestão das atividades físicas na Academia, e que atualmente conta com três profissionais, todos com formação na área e bastante experiência.

O supervisor do Nuef, inspetor Wladimir Sombra, destaca alguns trabalhos que são executados pelo Núcleo.“Também são atribuições do Nuef promover pesquisas relacionadas ao estudo do movimento humano, elaborar notas de instrução dos cursos de formação profissional e formação continuada na categoria presencial referente às disciplinas de Educação Física e Defesa pessoal, elaborar pareceres e relatórios técnicos; planejar e supervisionar os TAF´S( Testes de avaliação Física)”, pontua Wladimir.

O professor explica que a forma de aplicação da educação física nos cursos de formação inicial e continuada é diferente. Pois o curso de formação inicial traz em sua esfera a preparação do aluno para ingresso na instituição, já os cursos de educação continuada, além do treinamento físico, também trabalham a qualidade de vida do servidor que já está há muito tempo na instituição, e destaca a importância da prática de atividade física bem orientada na vida do agente de segurança pública.

“Eu costumo dizer que a educação física é para a vida toda, principalmente nas carreiras policiais, e a educação física trabalha o homem de forma holística, de forma completa, na verdade. É como se fala: mente sã, corpo são… A prática de exercícios físicos sem um acompanhamento adequado por um profissional qualificado é o mesmo que fazer uso de uma medicação sem a devida receita médica”, salienta Wladimir.

Para o inspetor Joaquim Freitas, que atua há 4 anos no Nuef, a prática regular da atividade física é essencial para o profissional de segurança pública, não só durante a preparação para o concurso ou no curso de formação, mas também para a preservação da saúde e do condicionamento físico frente ao serviço operacional. “O policial está sempre sob pressão, ele acha que quando acabar o curso de formação ele não vai estar mais sob pressão, mas ele se engana, porque é aí que ele vai ter a cobrança, porque além dos conhecimentos técnicos e operacionais ele precisa ter velocidade, agilidade e outras atribuições físicas moderadas, que ele precisa usar na profissão, e se ele tentar manter a atividade física em dias, ela vai suprir essa deficiência que é cobrada dia-a-dia na sua atividade… Então, a educação física é capaz de aliviar essa pressão”, aponta o professor.

O policial civil, que é especialista em avaliação e prescrição de treinamento personalizado voltado à saúde e ao rendimento, aproveita a oportunidade para deixar uma dica aos concurseiros de plantão. “Procure um profissional! Se você quer passar, esse é um investimento, porque o profissional é quem sabe o que é cobrado nos testes e vai saber orientar melhor. Além disso, buscar treinar de uma forma contínua, embora os obstáculos surjam, a pessoa tem que perseverar para transpor. Não é porque a pessoa está acima do peso ou então não está fazendo o índice desejado, que ele vai desistir. Pelo contrário, tenha garra para passar, continuar e concluir o curso!”, orienta Joaquim Freitas.

Cabo da Polícia Militar do Ceará, Feliphe Santiago é o mais “moderno” da equipe Nuef e declara a alegria de poder conciliar suas duas profissões. “É um privilégio trabalhar com o que gosta, com ótimos companheiros e uma honra maior ainda poder trabalhar no ramo acadêmico que eu escolhi. Eu sou da turma de 2008 da UFC, me formei em 2012, e nesse meio tempo passei no concurso da PM e eu acho que tem tudo a ver essas duas profissões, porque o educador físico assim como o policial, ajuda as pessoas, salva pessoas, eu vejo essa relação. Eu acredito que a nossa profissão de educador físico, é um facilitador para as pessoas atingirem suas metas e não só nas questões estéticas, mas principalmente e, sobretudo na questão da saúde”, declarou Santiago.

Outra linha de atuação do Nuef é a gestão e acompanhamento de uso dos espaços e materiais destinados às atividades físicas, tanto no âmbito acadêmico-pedagógico, quanto das atividades livres.

Além das atividades educacionais dos cursos de formação inicial e continuada promovidos pela Academia, a Aesp atende diariamente aos servidores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) e suas vinculadas (PMCE, CBMCE, PCCE e PEFOCE), cedendo os espaços para prática de atividades físicas.

Com uma infraestrutura que proporciona condições para o treinamento físico, técnico e intelectual dos agentes de segurança pública, a Academia conta com: ginásio poliesportivo; academia de musculação e ergometria; campo de futebol e pista para corrida; parque aquático composto por piscina olímpica e de salto (profundidade), e tudo é acompanhado com bastante cuidado pela equipe do Nuef.

“Além das atividades dos nossos cursos e das vinculadas solicitarem os espaços para TAFs operacionais, também recebemos aquele policial que deseja participar de uma força operacional e precisa treinar para passar por um TAF específico. Com isso a Aesp cede o espaço físico e o Nuef que faz logística e gerencia todas essas questões… Como aqui é uma Instituição de Ensino, a gente tem toda essa preocupação de saber qual o espaço está sendo ocupado, quem está ocupando, para organizar a programação e manter a segurança, principalmente nas piscinas, onde a gente tem essa preocupação maior com a segurança”, explicou Wladimir.

Mais Informações:
Célula de Práticas Educacionais – Telefone: (85) 3296.0820 / (85) 3467.0878