Futuros delegados são apresentados aos Sistemas e Práticas Cartorárias da Polícia Civil

6 de julho de 2021 - 11:58 # # # #

Apresentar aos 47 futuros delegados de Polícia Civil as ferramentas disponíveis que serão utilizadas no dia a dia da profissão, buscando orientar, organizar e otimizar os trabalhos cartorários é uma das premissas da disciplina de Sistemas Informatizados e Práticas Cartorárias, que está sendo ministrado no Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe (Turma 3).

De acordo com o Escrivão de Polícia Civil há 32 anos e professor da disciplina, Francisco Willans Quezado, esse conteúdo irá dar subsídios para que os futuros profissionais possam agir de forma correta nas delegacias que irão exercer atividade. “Através dessa disciplina os futuros delegados, hoje alunos, vão poder registrar os procedimentos policiais como TCO, flagrantes ou boletins de ocorrência. Eles vivenciam a prática de uma delegacia dentro da sala de aula. Quando chegar a ocorrência na delegacia, após analisarem com o conhecimento jurídico, vão poder efetivamente oficializar esses registros das ocorrências. Tudo isso fica dentro de um sistema de informações policiais desenvolvido e mantido pela SSPDS e disponibilizado para todas as delegacias, a fim de  registrar e consultar dados”, conclui.

Segundo o Plano de Ação Educacional, a disciplina possui uma carga horária de 72 horas/aulas, e contempla em seu conteúdo programático aulas teóricas e práticas sobre a polícia judiciária cearense; termos jurídicos e cartorários utilizados nas delegacias de Polícia Civil; manual de procedimentos de polícia judiciária do Estado do Ceará; policial e inquérito policial; atos privativos da autoridade policial; elaboração de procedimentos policiais utilizando o sistema de informações policiais (SIP3W) e processos de virtualização de procedimentos policiais, tendo com base as diretrizes da Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ).

Para o aluno André Nicodemos da Cruz do grupo 01 esse conhecimento é de suma importância para a rotina diária exercida dentro das delegacias. “Essa é a oportunidade que nós temos de efetivamente ter contato com o sistema que nos serve de exercício profissional propriamente dito, diferente de matérias teóricas, que nós já chegamos aqui com um conhecimento prévio. Então ela nos proporciona exatamente isso, a instrumentalização necessária para o exercício da profissão”, comenta.