Seminário encerra Curso de Formação de Delegados na Aesp

23 de agosto de 2021 - 13:59 # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta segunda-feira (23), o Seminário de Encerramento do Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe (Turma 3).

O evento aconteceu no auditório da Instituição de Ensino e contou com a presença do diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu; do delegado-geral da PCCE, Sérgio Pereira dos Santos e do diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan Andrade.

Na ocasião, o delegado-geral falou para os concludentes do curso sobre sua experiência profissional e ressaltou a importância deste momento para a Polícia Civil cearense. “A Polícia Civil está muito ansiosa por receber essa nova turma, para que eles tomem posse e entrem logo em exercício. Vai ser um reforço importante para nossa estrutura a chegada desses delegados que receberam qualificação de ponta aqui pela Aesp. E a certeza que nós temos é que eles não decepcionarão a sociedade, porque nós sabemos do compromisso que tem a direção da Academia, o corpo de instrutores e, sabendo desse compromisso, a gente sabe que todos os candidatos sairão daqui bem preparados para exercer a função de delegado de polícia”, pontuou Sergio dos Santos.

Em seu discurso, o diretor-geral da Aesp, destacou falou sobre a jornada deles dentro da Aesp e destacou o papel dos futuros delegados. “Eles estão chegando ao final de uma etapa e ao início de uma caminhada. Aqui na Academia eles deram o primeiro passo e as diretrizes para exercerem tal atividade. Durante o treinamento eles aprenderam não somente instruções de Direito, mas foram preparados para serem gestores, chefes e condutores de situações que vão impactar na vida de muitas pessoas. Eles vão se deparar com situações de conflitos de interesses e terão que apresentar soluções. Eles foram preparados para sempre observar e a olhar para sociedade com olhos de colaboração e resolução”, concluiu Clairton Abreu.

Para encerrar as atividades, a Aesp convidou o delegado Felipe Porto, da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), e a psicóloga Bruna Gadelha, da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para palestrarem para os 47 concludentes do curso.

Sobre o curso

A terceira turma do Curso de Formação e Treinamento Profissional iniciou em maio último e teve uma carga horária de 720 horas/aula.

Durante quase 4 meses, os alunos passaram por intenso treinamento prático e teórico, acompanhando aulas de mediação de conflitos, direitos humanos, direito penal, defesa pessoal; ética e cidadania; criminologia, análise criminal; polícia comunitária; investigação policial; tiro policial defensivo e estágio operacional , entre outras disciplinas importantes para o exercício das funções de delegado de Polícia Civil, de acordo com a competência estabelecida na legislação.

Agora, os concludentes do curso passarão pela prova final prevista para o próximo dia 28.