Seminário online abordará “Segurança Pública Baseada em Evidências”

25 de maio de 2021 - 11:13 #

No próximo dia 22 de maio, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) comemora três anos de existência e realiza o I edição do Seminário de Estratégia e Inovação em Segurança Pública, via canal do Youtube da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e com as participações da equipe da Supesp (foto abaixo), de várias autoridades da área política, da segurança pública e científica como a vice-governadora do Estado do Ceará Izolda Cela, o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Dr Tarcísio Pequeno, e o delegado Geral Adjunto Márcio Gutierrez (Polícia Civil do Ceará). *ver programação abaixo.

O seminário será realizado dias 27 e 28 de maio através da plataforma Youtube da SSPDS, aberta ao público e totalmente gratuita. O tema central da 1ª edição do seminário será Segurança Pública Baseada em Evidências, tema de abertura com o superintendente da Supesp, Dr. Helano Nogueira (foto abaixo). Um dos objetivos do seminário é reunir especialistas e estudiosos da área de segurança pública e profissionais do segmento vinculados à SSPDS para troca de saberes e experiências numa programação online durante dois dias.

Durante a programação, será exibido o vídeo institucional Supesp, órgão vinculado à SSPDS e responsável pela elaboração de estratégias, pesquisas e estudos para gestão de políticas públicas na área da Segurança Pública no Estado do Ceará. Os temas mais explorados serão àqueles que ainda são do desconhecimento do público, mas que cada vez fazem parte da rotina das polícias no Estado do Ceará com repercussão na segurança da população. Entre as temáticas está Estatísticas Aplicadas às Operações Policiais, Novas Tecnologias Aplicadas na SSPDS, Programas PreVio & Ceará Pacífico, Programa Proteger entre outros.

Campanha LER

Com o intuito de aproximar a instituição Supesp junto à sociedade em geral, será realizada de a Campanha de Doação de Livros LER para projetos de Bibliotecas Comunitárias, campanha coordenada e supervisionada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Supesp.

A campanha de doação de livros novos ou usados acontecerá de 28 de maio a 28 de junho e o projeto beneficiado será o Periferia Que Lê, um projeto social idealizado pelo escritor Marcos de Sá, com ações voluntárias que visa reforçar a importância das práticas literárias através da elaboração de ideias, acessibilidade aos livros e à informação. Os livros devem ser doados na sede da SSPDS, na avenida de Bezerra de Menezes, 581, bairro São Gerardo, horário comercial. Mais informações pelo 3194.7446.

Atuante no Grande Bom Jardim, uma das maiores periferias de Fortaleza, a iniciativa busca incentivar a leitura, conectar-se a comunidade e aos artistas locais, através das geladeiras literárias, onde os moradores podem retirar livros de vários gêneros e doar títulos e saraus poéticos e rodas de leituras. “A ideia da campanha é aproximar cada vez mais os órgãos ligados à segurança pública às comunidades, criar vínculos de convivência, de respeito, porque a segurança não é apenas uma ação policial mas, sobretudo, cidadã”, comenta o superintendente da Supesp Helano Nogueira.

Geladeiras literárias

O projeto recebe geladeiras inutilizadas e encaminha à manutenção e pintura para serem colocadas em um ponto estratégico do bairro e, assim, acessibilizar as doações ao público alvo. “Essa foi a nossa primeira estratégia durante o isolamento social. Continuamente realizamos ações em torno das geladeiras e reforçamos o convite para a comunidade interagir com a mesma”, explica Marcos de Sá, idealizador do projeto, escritor e professor. Regularmente, a equipe de voluntários do projeto visita as geladeiras literárias para a limpeza e reposição das novas doações. Todas as vezes que essas ações acontecem presencia-se, segundo Marcos, a comunidade interagindo, principalmente o público alvo: àqueles que não tem poder aquisitivo para comprar livros.

Serviço:
Atualmente, o projeto conta com duas geladeiras literárias.
Veja mais em: https://periferiquele.com
Instagram: https://instagram.com/periferiquele

 

Programação

27 de maio, quinta-feira
Horário: 9h
Abertura com fala do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron
Mensagem da vice-governadora, Izolda Cela
Palestra de abertura com o superintendente Dr Helano Nogueira
Tema: Segurança Pública Baseada em Evidências

10h
Tema: Novas tecnologias aplicadas na SSPDS
Mesa redonda: Profa. Dra Emanuele Marques dos Santos (Cientista-Chefe da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS), Prof Dr José Macedo (Cientista Chefe de Transformação Digital da Casa Civil), Prof Dr Fernando Trinta (UFC), Prof Dr José Paulo Rego (UFC)
Mediadora: Dra Manuela Chaves Loureiro Cândido (Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas/Supesp).

11h
Painel: Manual do Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger)
Apresentador: Dr Anderson Duarte Barboza (Diesp/Supesp)
Convidados: Cel George (Coordenador Geral de Operações PMCE) e Maj Messias Mendes (Comandante do Batalhão de Prevenção Especializado – BPESP/PMCE)

11h30
Painel: Estatísticas Aplicadas às Operações Policiais
Convidados: delegada Socorro Portela (Copol-PCCE), Cel Sampaio (Comandante do Policiamento da Capital-PMCE), delegado Adjunto Márcio Gutierrez (PCCE)
Apresentador: Franklin Torres (Geesp/Supesp)

28 de maio, sexta-feira
9h
Painel: Programas PreVio & Ceará Pacífico
Apresentador: Dr Régis Façanha Dantas (Coordenador do Programa Ceará Pacífico e PreVio)
Mediadora: Marysol de Medeiros (Dipas/Supesp)

10h
Mesa Redonda: Dados, Informações e Conhecimento Aplicados no Combate à Violência Contra a Mulher
Delegada Danielle Paulla (titular da DDM/PCCE)
Delegada Rena Gomes Moura (diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis – DDM/PCCE)
ONG Fala Marta – Lisly Picanço, diretora de Gestão de Pessoas da ONG Fala Marta
Mediadora: Dra Manuela Cândido

11h
Palestra: Programa Cientista Chefe no Estado do Ceará
Presidente da Funcap, Dr Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno

11h30
Considerações finais do superintendente da Supesp,om Dr Helano Nogueira

12h
Encerramento com o lançamento oficial da Campanha de Doação de Livros LER