Aesp promove evento sobre gestão de finanças pessoais para profissionais de segurança

20 de novembro de 2019 - 19:02 # # # # # # # #

 

“Orçamento e finanças pessoais: Um desafio permanente” foi o tema do 5º Ciclo do Fórum Permanente de Segurança Pública e Cidadania promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). O evento aconteceu nesta quarta-feira (20), na sede da Instituição de Ensino, e teve como público-alvo os alunos do Curso de Formação Profissional para ingresso no cargo de primeiro-tenente do Quadro de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CFPCO/BM) e outros profissionais de segurança pública.

Este ciclo, que foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Núcleo Ibef Mulher), teve como objetivo conscientizar os agentes sobre a importância do planejamento financeiro.

O painel de abertura foi conduzido pela diretora de educação financeira do Ibef-CE, Darla Lopes, que repassou orientações sobre como manter o equilíbrio financeiro através da organização de rendimentos, além de estimular uma nova consciência sobre o assunto. “É um tema muito relevante, porque nós vivemos no ciclo vicioso da falta de educação financeira, não é a toa que nós estamos com 63 milhões de inadimplentes. Então, a nossa ideia é levar esse tema de uma forma leve para que as pessoas possam realmente melhorar a sua vida”, explicou Darla.

Em seguida a consultora Milena Teles deu dicas de como fazer o dinheiro render, apresentando formas de investimentos, explicando vantagens e desvantagens para cada perfil de investidor. Ao falar para os futuros oficiais, ela destacou a importância de se pensar nesta temática. “O momento agora é o ideal para a gente falar sobre isso, porque o Brasil esta passando por uma mudança estrutural, onde a gente sai de juros de dois dígitos para juros de um dígito e isso requer uma mudança de pensamento para o futuro, isso requer uma mudança de atitude em relação aos seus investimentos, a sua disciplina de poupar e de investir a olhar o futuro sem especulação e sim como uma construção de patrimônio pra vida”, pontuou a consultora financeira.

O evento ainda contou com momentos de muita interação, tira-dúvidas e sorteio de cartilhas financeiras.

Segundo o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, trazer este tema para dentro da Academia, sobretudo para os alunos do CFO é uma forma de expandir os conhecimentos dos participantes, além de contribuir para o desenvolvimento humano e a promoção da qualidade de vida dos novos servidores públicos. “Além da formação adequada dos profissionais de segurança pública, a Aesp também tem uma preocupação com a qualidade de vida pessoal desses profissionais. E esse é um tema que é importante porque vai proporcionar a esses futuros oficiais do Corpo de Bombeiros, que é o publico principal atingido hoje, uma noção mais adequada, mais técnica de como se organizar financeiramente, e isso também repercute na sua própria atividade, porque quando o individuo está tranquilo na sua vida pessoal e na vida financeira ele vai render bem no desempenho das suas funções, do seu trabalho”, pontuou Juarez.

Sobre o Fórum

O Fórum Permanente de Segurança Pública e Cidadania é uma iniciativa da direção da Aesp, instituída pela Portaria Nº351/2018 com o intuito de promover ciclos de palestras, workshops, seminários e atividades educativas que abordem temas como a ética, cidadania, pluralidade, gênero, respeito aos direitos humanos, preservação do meio ambiente, saúde e outros temas de relevância social. Além de proporcionar a integração da comunidade com os profissionais de segurança pública.
Desde o início das atividades do Fórum, em novembro do ano passado, já foram debatidos temas como a prevenção ao câncer de próstata, educação financeira, Seminário Internacional sobre Polícia Comunitária e Simpósio de Polícia Judiciária.