Aesp discute segurança cibernética em Fórum online

7 de dezembro de 2020 - 15:51 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) realizou, nesta segunda-feira (07), o 9º Ciclo do Fórum Permanente de Segurança Pública e Cidadania. O evento, que aconteceu em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da Aesp no Youtube, abordou o tema “Segurança Cibernética” e foi ministrado pelo superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará, professor doutor José Helano Matos Nogueira e coordenador pelo orientador da Célula de Formação Continuada da Aesp, delegado Demóstenes Cartaxo.

O evento, que já faz parte da programação regular da Academia, desta vez também integrou às atividades dos cursos de aperfeiçoamento de inspetores e escrivães da Polícia Civil em andamento na Aesp.

Segundo o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu, o tema do Fórum é importante e útil tanto para a sociedade, quanto para os agentes da polícia judiciária cearense, especialmente neste momento em que os cidadãos estão acessando mais a internet e serviços online, por conta do período de isolamento social imposto pela pandemia.

“Esse evento tem uma importância muito grande pela magnitude do tema, um tema bem atual e que é necessário que a gente se aprimore, e que tenha um contato mais aproximado para que a gente possa destinar também um melhor trabalho ao povo cearense… Mais uma vez a Academia Estadual de Segurança Pública cumpre com seu mister de formar e capacitar”, destacou o Clairton Abreu, durante a abertura do Fórum.

Com mais de 20 anos de experiência na área de combate aos crimes cibernéticos e crimes por computador, Helano, que também é perito criminal da Polícia Federal, explicou conceitos básicos sobre o tema, fez estudo de casos e deu dicas de como prevenir crimes cometidos através de dispositivos eletrônicos, softwares, redes de comunicação, que ferramentas instalar no computador para se proteger e quais os canais de denuncia, caso seja vítima. Além de ensinar alguns exercícios de investigação e indicar livros para quem quer aprofundar os conhecimentos na área.

“É um conhecimento vasto, mas esses são só os fundamentos de segurança cibernética, é só para motivar vocês a se preocuparem com a segurança e saber que existem ferramentas pra poder proteger vocês. Tudo que eu passei aqui é público, são dados que tem na internet do mundo todo, só tem que saber como usar. Usem esse conhecimento para o bem e se protejam usando essas ferramentas básicas”, concluiu o superintendente da Supesp, Helano Nogueira.

Combate aos crimes cibernéticos
O governador Camilo Santana sancionou no último dia 25 de setembro, a criação da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). A proposta de implantação do órgão havia sido encaminhada pelo Governo do Ceará no fim do mês de agosto para a Assembleia Legislativa, onde foi votada e aprovada pelos deputados estaduais.

Integrada ao Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPE), a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos se encarregará de providências de polícia judiciária destinadas à apuração da responsabilidade criminal pelo uso indevido de recursos tecnológicos de informação computadorizada, como dispositivos eletrônicos, softwares, redes de comunicação e seus similares.

Sobre o Fórum
O Fórum Permanente de Segurança Pública e Cidadania é uma iniciativa da Aesp, instituída pela Portaria Nº351/2018 com o intuito de promover ciclos de palestras, workshops, seminários e atividades educativas que abordem temas como a ética, cidadania, pluralidade, gênero, respeito aos direitos humanos, preservação do meio ambiente, saúde e outros temas de relevância social. Além de proporcionar a integração da comunidade com os profissionais de segurança pública.

Devido a situação de pandemia pelo novo coronavírus, desde o 7º ciclo do Fórum, essa atividade ocorre de forma virtual. A edição sobre Segurança Cibernética pode ser vista na íntegra através do canal da Aesp no Youtube, clique aqui para conferir.