Aesp inicia segunda edição do Curso de Operações Táticas Especiais

5 de agosto de 2019 - 16:39 # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (5), a 2ª edição do Curso de Operações Táticas Especiais (COTE/2019) – treinamento que visa recrutar e ampliar novos integrantes para compor a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil do Ceará, além de habilitar e condicionar os profissionais a operar conforme conhecimentos e habilidades necessárias ao desempenho da função operacional com a máxima eficiência.

Este ano, 48 profissionais participam desta capacitação, sendo 31 policiais civis do Estado do Ceará; cinco policiais militares do Ceará; um profissional da perícia forense do Ceará; dois agentes penitenciários do Ceará; cinco policiais civis (Acre, Amazonas, Pará, Roraima e Paraíba) um policial rodoviário federal e três agentes penitenciários (Norte, Pernambuco e Goiás). Para ingressar no curso, eles foram submetidos a um rigoroso processo seletivo que incluiu exames médicos, testes de aptidão física e de tiro.

De acordo com o Plano de Ação Educacional do COTE/2019, o curso terá uma carga horária de 398 horas/aula e previsão de término para 27 de setembro. Neste período, os alunos acompanharão instruções de armamento e tiro de combate policial; gerenciamento de crises; operações em meio aquático; operações helitransportadas; investigação policial para sequestro e crime organizado; operações veiculares; combate desarmado e controle de distúrbios civis.

“O objetivo dessa qualificação é deixar o policial preparado para atender qualquer demanda que exigir recursos especiais, que são aquelas demandas que necessitam de um policial mais treinado na parte operacional e com equipamentos diferenciados para poder, ao fim de tudo, conseguir cumprir as missões sem que haja problemas de ordem física para os policiais, para terceiros e para população em geral e também até para o próprio infrator, então, seria qualificar esse pessoal para grandes ocorrências que tiverem aqui no Ceará.”, explicou o coordenador do curso de operações táticas especiais, Antônio José dos Santos Pastor.

A aula inaugural foi ministrada pelo agente de polícia civil, José Gonçalves Caldeira Júnior, e teve como tema a “Vitória e Derrota”. Também esteve presente no evento a diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, Ivana Marques, o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Sérgio Pereira dos Santos, o secretário executivo da Administração Penitenciário (Sap), Maiquel Anderson Cavalcante Mendes; o coordenador do curso de operações táticas especiais, Antônio José dos Santos Pastor, entre outras autoridades do Sistema de Segurança Pública cearense.