Aesp forma mais 24 policiais no Curso de Patrulhamento Urbano

2 de julho de 2019 - 17:38 # # # # #

 

O treinamento teve 204 h/a e habilitou seus concludentes para atuar no 1ºBPChoque/Cotam.

Depois de 30 dias de intenso treinamento 24 policiais militares se formaram no Curso de Patrulhamento Urbano, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), e agora estão habilitados para atuar no 1º Batalhão do Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Ceará (Cotam).

A solenidade de encerramento aconteceu na Aesp e contou com a presença do diretor-geral da Instituição de Ensino, Juarez Gomes Nunes Junior; da coordenadora de ensino e instrução da Aesp, Asmenha Torquato; do subcomandante do Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Ceará (CPChoque), tenente-coronel PM Luiz Martins Monte Pereira e do comandante do 1ºBPChoque/Cotam, major Gerlucio Vieira.

Segundo o comandante do 1º BPChoque/Cotam, major Gerlúcio Vieira, os concludentes do curso irão reforçar as ações do 1ºBPChoque/Cotam. “O Batalhão do Comando Tático Motorizado – 1º Batalhão de Choque – ele tem uma atuação junto ao apoio extraordinário às unidades diárias… A gente tem várias missões específicas também, como, atuação em restabelecimento da ordem em unidades penitenciárias, nós temos apoio subsidiário em manifestações, em eventos esportivos… Então, o Batalhão Cotam tem uma amplitude muito grande operacionalmente falando, e com o acréscimo desses 24 profissionais que estão terminando agora, a gente vai poder aumentar a nossa capacidade operacional”, destacou o oficial, que também avaliou positivamente a capacitação. “É um curso muito voltado para parte prática, é o dia-a-dia do policial, e inclui uma gama de atividades… Tem uma amplitude muito grande na área operacional para o serviço de rua e de viatura que é uma das maiores missões da Polícia Militar”, pontuou Gerlúcio Vieira.

Caroline Carvalho (23), é soldado da Polícia Militar há dois anos e foi a única mulher a concluir esta edição do Curso de Patrulhamento Urbano. Para ela, que já faz parte do policiamento de Choque da PMCE e foi o primeiro lugar no Curso Tático Policial Feminino – CTAP, edição 2018, a qualificação profissional é um fator fundamental para o sucesso na carreira policial, e quer incentivar outras mulheres a conquistar seus espaços. “Nós mulheres, nós somos capazes de fazer qualquer coisa, não é porque somos mulheres que temos que ter tratamentos diferenciados. Eu sou policial militar, então, eu tenho que bancar a mesma etapa de um policial militar, e que essa minha vitória seja espelho, para outras policiais que queiram pertencer ao Batalhão de Choque. Você tem que se preparar, treinar, estudar, que no fim é logrado êxito”, declarou a choqueana.

A capacitação ocorreu entre os dias 1 e 30 de junho e teve uma carga horária de 204 horas/ aulas, abordando disciplinas de direitos humanos, ética e cidadania; instrução tática individual; atendimento pré hospitalar tático; conduta de patrulha urbana e rural; abordagem policial; condução operacional de viaturas; gerenciamento de crise e negociação; uso diferenciado da forca e tecnologias de menos potencial ofensivo;  tiro policial de combate; noções jurídicas aplicados à atividade policial; procedimentos em estabelecimentos prisionais e identificação veicular, entre outros conhecimentos importantes para o policial que irá atuar no patrulhamento tático motorizado, e em ações de choque.