Aesp promove cursos voltados para a atuação operacional do CBMCE

18 de junho de 2019 - 11:26 # # # #

Cerca de 50 bombeiros participam dos treinamentos que seguem até o próximo dia 28. É uma turma do Curso Básico de Incêndio Urbano e outra do Curso de Salvamento.

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) iniciou nesta segunda-feira (17), mais dois cursos voltados para a atuação operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

A solenidade de abertura dos cursos aconteceu na sede da Instituição de Ensino e contou com a presença do diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior; da coordenadora de ensino e instrução da Aesp, Asmenha Torquato; do comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), tenente-coronel BM Holdayne do Nascimento Pereira; do comandante do 1º Grupamento de Bombeiro (1º GB), que também é coordenador do Curso Básico de Incêndio Urbano, tenente-coronel BM Francisco Gledson Barbosa Rodrigues e do coordenador do Curso de Salvamento, major BM Daniel Oliveira Landim.

Aproximadamente 50 profissionais participam dos treinamentos que seguem até o próximo dia 28.

Curso Básico de Incêndio Urbano

O Curso Básico de Incêndio Urbano tem uma carga-horária de 100 horas/aula e visa requalificar seus participantes para exercerem no âmbito da corporação, as funções específicas de combate a incêndio urbano, estabelecendo protocolos e práticas de combate a incêndio em edificações verticais, realizar busca e salvamento em ambientes sinistrados e qualificando-os para a tomada e decisões no cenário operacional.

Segundo o coordenador do Curso, tenente-coronel BM Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, 24 bombeiros participam do treinamento, incluindo oficiais e praças do quartel de Itapipoca (5ª Cia/3º BBM). Ele destaca a importância do treinamento contínuo para atualização de técnicas. “Hoje, para apagar fogo, não se usa somente água, como as pessoas têm no imaginário coletivo… Hoje nós temos ferramentas e equipamentos adequados que, inclusive, economizam bastante na hora do combate ao incêndio, principalmente o estrutural, quando o ambiente está confinado”, pontuou o oficial.

Curso de Salvamento

No Curso Básico de Salvamento, o objetivo é capacitar e aperfeiçoar os discentes para as operações de busca e salvamento em ambientes terrestres ou que envolvam altura, promovendo assim maior segurança e efetividade nas ações para o profissional de segurança, para a vítima e para os populares que se encontrem nas imediações.

De acordo com o coordenador do Curso de Salvamento, major BM Daniel Oliveira Landim, a capacitação tem uma carga-horária de 80 horas/ aula, e contempla um módulo de salvamento em altura e outro de salvamento terrestre. “O módulo de salvamento em altura é um módulo bem prático, eles treinam nós, amarrações, trabalho em altura. A parte de salvamento terrestre também é um módulo muito prático, com utilização de desencarcerador, motosserra, resgate de vítima de poço, temos também a utilização de máscara autônoma, então é um curso bastante completo. A carga horária é bem utilizada. Os equipamentos vão se renovando e nós precisamos de mais treinamentos e repassar para os profissionais para utilizar de forma certa e adequada”, explicou Landim.

Esta é a segunda edição do Curso de Salvamento deste ano e conta com a participação de 27 alunos, sendo 20 bombeiros militares, quatro policiais civis e três policiais militares.