Profissionais de segurança concluem XII Curso de Controle de Distúrbios Civis

4 de junho de 2019 - 13:42 # # # #

 

A capacitação foi promovida pela Aesp e formou 21 policiais militares do estado do Ceará; dois oficiais da Polícia Nacional do Paraguai e um agente da Secretaria de Administração Penitenciária.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) realizou nesta terça-feira (04), a solenidade de encerramento do XII Curso de Controle de Distúrbios Civis – CCDC. Ao todo, 24 profissionais concluíram a capacitação, incluindo: 21 policiais militares do estado do Ceará; dois oficiais da Polícia Nacional do Paraguai e um agente da Secretaria de Administração Penitenciária. Agora, todos estão habilitados para atuar no atendimento de ocorrências que envolvam gerenciamento de crise, controle de multidões, ou em qualquer local onde haja a quebra da ordem pública.

O treinamento, que ocorreu entre os dias 01 e 31 de maio, teve uma carga horária de 252 horas/aulas e abordou disciplinas de teoria e história das tropas de choque; armamento, munição e tiro; atendimento pré-hospitalar; procedimento em arenas desportivas e estabelecimentos prisionais; técnicas e táticas de CDC; fundamentos jurídicos da atividade CDC; uso diferenciado da força; procedimentos em reintegração de posse; instrução tática individual e noções de gerenciamento de crises, entre outras.

“O décimo segundo curso de distúrbios civis iniciou com 73 alunos, nós concluímos após 30 dias de treinamento com 24 concludentes aptos agora a servir no Batalhão de Choque. É um curso que treina e prepara os profissionais para atuarem na área de controle de tumulto, de multidão, praças esportivas, intervenção em sistema penitenciário, então é um curso onde a parte física, psicológica é muito exigida”, explicou o comandante da 1ª CIA do 2° BPChoque, Major Claudejane Cabral – que também foi o coordenador do curso.

O oficial também destacou a importância da qualificação para reforçar as ações de choque da Polícia Militar do Ceará, “Esse efetivo que foi formado agora, ele é exclusivamente para Companhia de Controle de Distúrbios Civis. A companhia atualmente está com 85 policiais e agora vai contar com esse suporte de mais 24… A expectativa agora é de novos profissionais qualificados para atuarem e servirem a sociedade cearense da melhor maneira possível”, pontuou Claudejane Cabral.

A solenidade contou com a participação da diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, Ivana Marques; do secretário executivo da Secretaria de Administração Penitenciária, Maiquel Anderson Cavalcante Mendes; do Comandante do Comando de Policiamento de Choque da PMCE, tenente-coronel João Batista Farias Júnior e do coordenador de ensino e instrução da Aesp, Major Roberto Moura, além de instrutores e familiares dos concludentes do curso.

O término do XII Curso de Controle de Distúrbios Civis foi marcado pela emoção dos profissionais, que acompanhados de seus companheiros de trabalho e familiares, receberam o brevê do CCDC, símbolos do grau de aperfeiçoamento destes policiais.