Aesp promove primeiro curso militar de auxiliar de médico veterinário em equinos

1 de novembro de 2018 - 17:13 # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

Com o objetivo de capacitar os profissionais de segurança pública para atuar no atendimento preventivo e curativo dos cavalos que compõe o Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Ceará, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), realiza o primeiro curso militar de auxiliar de médico veterinário em equinos.

O treinamento técnico-operacional possibilita que os agentes de segurança pública do Ceará, possam ajudar o médico veterinário em diversas situações em que os cavalos necessitem de cuidados veterinários, auxilio de exames, planejamentos e execução do controle e erradicação das doenças, cuidados higiênicos e sanitários, impedindo a veiculação de zoonoses que possam por em risco a saúde dos cavalos.

Para o comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMon), Tenente-Coronel PM Ricardo Colares Barbosa, esse curso vem atender um anseio antigo do regimento e vai contribuir muito para que a cavalaria possa agir de forma ainda mais eficaz em prol da segurança pública do Estado. “Para que a gente tenha o policiamento montado nos estádios e em demais operações de rua, precisamos ter todo esse cuidado com o animal, e o auxiliar do médico veterinário vem contribuir para que possamos desempenhar um excelente trabalho lá fora. Esse profissional tem uma função importantíssima, que é o acompanhamento da saúde dos cavalos.”, aponta o oficial.

Com uma grade curricular de 160 horas/ aula, o curso contempla em seu conteúdo programático aulas teóricas e práticas sobre zootecnia dos equinos; anatomo-fisiológicas dos equinos; nutrição equina; patologia dos equinos; noções de terapêutica equina; manejo sanitário e higiene dos equinos; práticas de enfermagem em equinos, entre outros assuntos relacionados que contribuem para a formação do militar de auxiliar de médico veterinário.

A aula inaugural foi ministrada pelo médico veterinário, Sinésio Fragoso Vieira. Ao todo, 15 profissionais participam da capacitação que seguirá até o dia 30 de novembro.