Cote participa de treinamento de controle de distúrbios civis

23 de junho de 2017 - 17:24

Os alunos do Curso de Operações Táticas Especiais (Cote) da Polícia Civil do Ceará participaram esta semana de treinamento com profissionais do Batalhão de Policiamento de Choque da Polícia Militar (BPChoque). A instrução, que faz parte da disciplina de Controle de Distúrbios Civis (CDC), apresentou técnicas e táticas de CDC; tipos de equipamentos e munições de menor potencial ofensivo e os equipamentos de proteção individual e coletiva (escudo balístico, máscara de proteção contra-gases), além de simular ações práticas com o uso do “Humaitá”, veículo blindado utilizado pela tropa especializada da PM em ações de restabelecimento da ordem.

Segundo o comandante da Companhia de Controle de Distúrbios Civis, Major PM Francisco José Cavalcante de Holanda, o treinamento destinado ao Cote teve como foco situações que envolvam o gerenciamento de crise, como as ocorridas em ambientes confinados, delegacias e presídios, preparando estes profissionais para atuarem de forma segura e com uso moderado da força. “O nosso objetivo é proteger a vida das pessoas, evitar danos… Mostrar que nós temos condições de dialogar em situações de crises, e que mesmo em situações de maior gravidade, eles poderão atuar com controle emocional”, enfatizou o comandante.

Esta é a terceira semana de treinamento do Cote. Um grupo de 18 pessoas permanecem no curso, que tem previsão de término para o dia 19 de julho.