Curso de Operações Táticas Especiais da Polícia Civil inicia fase técnica

19 de junho de 2017 - 16:32

 

Em andamento desde o último dia 05, o primeiro Curso de Operações Táticas Especiais (Cote) da Polícia Civil do Ceará, acaba de entrar em sua fase técnica. Conhecido pelo alto grau de dificuldade e complexidade, o treinamento tem o objetivo de aperfeiçoar e capacitar seus participantes na melhoria das condições físicas, técnicas, táticas, psicológicas e intelectuais para atuarem em missões policiais que requerem a aplicação da doutrina de operações, como em situações de investigação de crimes de sequestro; invasão de cativeiros; resgate de reféns; combate ao crime organizado e outras ações especiais.

A programação do curso é diversificada e inclui aulas teóricas e práticas que abordam diferentes áreas de atuação. De acordo com o coordenador do curso, Delegado Antônio Pastor, logo na primeira semana os alunos foram submetidos a situações de rusticidade e sobrevivência. “Nessa parte é ensinado para eles como viver na natureza, como conseguir alimentação no ambiente onde eles estão e entra também muito a parte física, que realmente é uma parte muito puxada, de superação. Mas, dentro da parte rústica, já teve algumas outras modalidades como patrulha rural, como adaptação ao meio aquático, mas tudo de forma bem iniciante, agora o curso passou para uma fase técnica, onde o conhecimento vai ser aprofundado”, ressaltou o Delegado.

Na segunda semana de treinamento, os alunos participaram de instruções de salvamento aquático e mergulho livre, ministradas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Além de aulas de técnicas de rapel e confecção de Zona de Pouso de Helicóptero (ZPH), com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

O treinamento ainda prevê disciplinas de armamento e tiro de combate policial; gerenciamento de crises; planejamento operacional; operações em meio aquático e aéreo; operações veiculares; explosivos; patrulhamento de alto risco; operações helitransportadas e controle de distúrbios civis.

Pastor explica que, aqueles que concluírem a capacitação estarão aptos a fazer parte da Unidade Tático Operacional – UTO, da Divisão Antissequestro da Polícia Civil cearense, e serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

A capacitação é uma realização da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com o Departamento de Polícia Especializada e Divisão Antissequestro da Polícia Civil do Ceará. Profissionais dos estados do Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba, Maranhão, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul participam dessa primeira turma do Cote, que segue até o dia 19 de julho.