Governador promove 1.447 militares em Fortaleza

27 de dezembro de 2016 - 16:30

"Um sonho de 20, 30 anos, foi realizado com essa lei. A medida não foi só corrigir, foi garantir que todo militar que ingressasse na carreira saiba o mês e o ano para promoção. Porém, mais importante nessas promoções é o reconhecimento e o mérito do trabalho que vocês prestam ao povo cearense". A declaração é do governador Camilo Santana durante solenidade da graduação de 1.447 militares (1.168 policiais e 279 bombeiros) beneficiados pela lei que institui progressão na carreira. A cerimônia reuniu militares da Capital, Região Metropolitana, Russas, Canindé e Quixadá, no Centro de Eventos do Ceará, na manhã desta terça-feira (27).

"Me diziam que o Ceará tinha um efetivo pequeno. Fiz concurso da Polícia Civil para 750 homens, e já chamei 510 escrivães, delegados e inspetores, e no primeiro trimestre convocarei o restante. Também este ano, fiz o concurso público da Polícia Militar para 4.200 homens e já autorizei chamar a primeira turma de 1.400 novos militares, a partir de janeiro de 2017", informa.

A oficial Nara Fernandes, de 30 anos, que recebeu a patente de capitã da Polícia Militar, declara que a responsabilidade é ainda maior com a promoção. "Nos motiva muito o sentimento da realização profissional, que foi algo que busquei durante esses sete anos na minha carreira. A ascensão do posto na atividade militar só aumenta a responsabilidade e o compromisso com o trabalho", diz.

Já o praça Alan Angelim, de 36 anos, do Corpo de Bombeiros, que assume o posto de cabo depois de sete anos como soldado, diz que vai passar os conhecimentos para os futuros militares. "São sete anos de experiência, arriscando a vida, abdicando de muita coisa, com a mesma responsabilidade de quando entramos no serviço militar. Se observarmos esse período, parece que é pouco tempo, mas o suficiente para aprender e passar para os novos irmãos que venham integrar ao efetivo da corporação", afirma.

Ainda nesta terça-feira (27), 158 militares da Zona Norte do Estado também serão agraciados com a lei, em cerimônia que será realizada em Sobral. Já na quarta-feira (28), é a vez de 127 militares do Sul do Estado, em solenidade no município de Juazeiro do Norte.

Conheça a lei

Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril de 2015, a Lei que permite as promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio do ano passado, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. Toda a tropa está apta a ser promovida. A lei permitiu a promoção na carreira de 8.891 profissionais no ano passado, se transformando na maior da história das duas corporações, com 10 cerimônias realizadas em nove cidades do Estado.

Investimentos em segurança

O Governo do Ceará divulgou, no mês de dezembro, o resultado definitivo do concurso que oferta 4.200 vagas para reforçar o efetivo da Polícia Militar. Os cargos estão distribuídos em três turmas, com previsão de convocação até o ano de 2018. Já na última segunda-feira (5), o Estado ganhou o reforço de mais 510 policiais civis (130 delegados, 170 inspetores e 210 escrivães) que compõem o segundo grupo de aprovados no último concurso para a corporação. O último grupo deverá tomar posse no primeiro trimestre de 2017.

Militares contemplados na AESP

Na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), sete policiais militares foram contemplados com a promoção. Entre eles, o oficial Raimundo Nonato Campos de Araújo que foi promovido a Capitão e os praças: Emanuela dos Santos Araújo, Maria Priscila Freitas Sousa, Cícero Edigênio de Oliveira Lima, Levi Gomes Rodrigues, Elaine Cristina Nobre de Sousa e Nathale Pires de Sousa, que a partir de agora ocupam a graduação de cabo da Polícia Militar do Ceará.

Fotos: Carlos Gibaja e Marcos Studart / Governo do Ceará
Wiarlen Ribeiro