Academia Estadual de Segurança Pública é Inaugurada no Ceará

14 de junho de 2011 - 15:35

Foto: Joselito Silveira

O Governador Cid Gomes inaugurou no dia 18 de maio, em Fortaleza, mais um importante equipamento que contribuirá para a melhoria do serviço de segurança pública: a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP/CE. A solenidade de inauguração aconteceu às 19 horas, na sede da AESP, situada na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1251, no bairro Mondubim.

Criado oficialmente em 26 de fevereiro de 2010, pela Lei 14.629, o novo órgão é assessorado pelo Conselho de Ensino da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará e está vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A AESP foi concebida com o intuito de proporcionar um ensino exemplar aos profissionais que integram o sistema de segurança pública e defesa social do estado, no caso a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a Perícia Forense, ao centralizar em um só espaço a formação inicial e continuada desses agentes, com cursos de graduação, pós-graduação e ações educacionais, de pesquisa e extensão, a partir da vinculação entre teoria e prática.

A ideia é unificar a estrutura curricular destes agentes e transformar a Academia em uma instituição de ensino superior com reconhecimento nacional e internacional. Pautada nos princípios da cooperação e da integração, a AESP visa ainda contribuir com a elaboração e definição de políticas e ações, contando para isso com o intercâmbio de conhecimentos com organizações congêneres.

Além de proporcionar uma melhor formação e capacitação, a Academia promoverá uma maior integração social entre esses agentes, contanto para isso com uma estrutura ampla e moderna. Foram investidos cerca de R$ 22 milhões. Com um total de 60 mil metros quadrados de área, a sede abriga: auditório com capacidade para 180 pessoas, 2 estandes de tiro, 2 piscinas (olímpica e para prática de saltos), quadra poliesportiva, 4 vestiários, refeitório, academia de ginástica, campo de futebol, pista de atletismo, biblioteca, sala para teleconferências e prática de ensino a distância, 18 salas de aula (com capacidade total para 683 alunos), 32 alojamentos (totalizando 256 vagas), espaço para a realização de feiras e exposições e 4 laboratórios experimentais. A unidade também prestará atendimento médico para os alunos, nas especialidades de enfermaria, psicologia, fisioterapia, assistência social e clínica.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Aesp