Carnaval em foco: Aesp e Abips promovem ação voltada para prevenção e cuidado com a saúde

11 de fevereiro de 2026 - 19:02 #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) recebeu a Ação de Carnaval promovida pela Assessoria de Assistencia Biopsicossocial (Abips), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com foco na prevenção e no cuidado com a saúde. A atividade teve como objetivo orientar servidores e colaboradores sobre cuidados durante o período carnavalesco.

A proposta foi reforçar a importância da prevenção e do autocuidado, especialmente em um período marcado por grandes eventos e aglomerações. Durante a ação foram distribuídos panfletos informativos e preservativos, além de orientações sobre saúde física, saúde mental e segurança pessoal. Segundo Mayara, enfermeira da Abips, a iniciativa busca ampliar o acesso à informação e reduzir riscos. “Estamos aqui na Aesp para trazer orientações sobre prevenção, responsabilidades e cuidados com a saúde nesse período carnavalesco. A ideia é que todos possam aproveitar com consciência e retornar bem e com saúde, que é o mais importante”, destacou.

De acordo com o Ouvidor Substituto da AESP/CE, Subtenente PM Rondinelli Moreira, a ação de Carnaval é marcada por alegria, celebração e cuidados pessoais. “A prevenção se torna fundamental para que a festa aconteça de forma segura, saudável e responsável. Prevenir é um ato de cuidado consigo e com o próximo. A verdadeira folia é aquela que termina com boas lembranças e todos voltando para casa em segurança”, afirmou.

Além dos cuidados físicos, a ação também abordou aspectos relacionados à saúde mental e à segurança patrimonial. Para Jonny Santos, do setor de Psicologia da Abips, a prevenção começa pela informação. “Viemos entregar panfletos e preservativos e orientar sobre cuidados no Carnaval, tanto na saúde mental e física quanto na segurança. Mesmo quem não vai curtir a folia pode repassar essas informações, como uso de protetor solar, hidratação e atenção ao consumo de bebidas e outras substâncias”, explicou.