Setembro Amarelo: Aesp e Abips promovem palestra sobre saúde alimentar para servidores

21 de setembro de 2023 - 15:40 # # # # #

Uma palestra sobre alimentação e saúde mental foi promovida, nesta quinta-feira (21), na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), como parte da programação referente à campanha Setembro Amarelo. O conteúdo foi direcionado aos colaboradores da Academia, no auditório do órgão, através de parceria com a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A iniciativa faz parte do projeto “Abips Itinerante”, que busca aproximar e acompanhar as instituições de forma mais efetiva, analisando as necessidades individuais de cada vinculada e desenvolvendo estratégias para oferecer atendimentos mais rápidos e ações de prevenção em saúde.

Intitulada “Alimentação e saúde mental: Uma busca pela qualidade de vida”, a palestra foi ministrada pela nutricionista clínica, comportamental e esportiva Elisa de Castro Pereira. Durante a apresentação, ela destacou os benefícios da alimentação saudável associada a terapias e tratamentos profissionais no combate à ansiedade e depressão – problemas que têm sido agravados pelo contexto pós-pandemia. “A pós-pandemia afetou muito a questão de ansiedade e de depressão. Com isso, a alimentação vem auxiliando muito, juntamente com terapia, psicoterapia e psiquiatra”, pontuou a especialista.

Ao longo do mês, a Abips tem realizado ações nas vinculadas da SSPDS em alusão ao Setembro Amarelo, cuja temática é a prevenção ao suicídio e a valorização da vida. Essas ações incluem serviços de fisioterapia de liberação miofascial, ventosaterapia e rodas de conversa sobre saúde mental e biopsicossocial.

Para a coordenadora da Abips da SSPDS Bruna Gadelha, o objetivo desses encontros é abordar de maneira leve a questão da saúde mental e alimentação, além de divulgar as ações do projeto Abips Itinerante. Ela ressalta a importância de pensar na saúde como um todo, não apenas nos aspectos psicológicos e psiquiátricos, mas também nos hábitos cotidianos. “A gente precisa pensar na saúde como um todo. Muitas vezes, a gente esquece, acha que saúde mental é voltada apenas para psicologia e psiquiatria. E a gente precisa pensar nos nossos hábitos. Então, o intuito é trazer leveza nesse mês, nessa campanha e poder utilizar das várias profissões que possam agregar para a gente pensar em prevenção em saúde”, destaca a psicóloga.

Além disso, ela destacou a forte adesão ao Abips Itinerante na Aesp, que ocorre todas às quartas-feiras, pela manhã. “Tivemos uma reunião com o delegado Leonardo Barreto, sobre fortalecer essa ideia de poder trazer também esse ambiente de cuidado para o ambiente de trabalho. A gente tem tido uma boa adesão do Abips Itinerante, aqui, na Aesp. Esperamos continuar com esse projeto que está tendo muitos frutos.”, finaliza a gestora da Abips.

Sobre a Abips

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) foi criada em 2017, com o objetivo de zelar pela saúde mental dos profissionais que compõem o sistema de segurança. A equipe multiprofissional está empenhada em oferecer uma ampla diversidade de serviços àqueles que integram a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas, como a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).