Aesp/CE inicia seis cursos de qualificação para policiais militares

1 de outubro de 2025 - 14:54 # # # # #

Na manhã desta quarta-feira (1º), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou a aula inaugural de seis cursos voltados à qualificação de policiais militares. A solenidade contou com a presença do diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto; do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Sinval Sampaio; além de outras autoridades.

As formações ofertadas foram: Curso de Operações de Divisas; Curso de Operações de Inteligência Policial Militar – Turma II; Curso de Controle de Distúrbios Civis – Turma II; Curso de Patrulhamento Urbano – Turma II; Curso de Policiamento Rodoviário; e Curso Especial de Policiamento com Motocicletas – Turma XIII. Ao todo, cerca de 250 profissionais de segurança participarão das capacitações.

O diretor-geral da Aesp/CE destacou o investimento do Governo do Ceará na qualificação dos profissionais: “É uma satisfação enorme poder contribuir, de alguma forma, com os fluxos administrativos, a ampliação da oferta de cursos de capacitação e a captação de recursos. O nosso governador, Elmano de Freitas, tem investido bastante na área, o que tem possibilitado a realização de tantas formações. Inclusive, fui informado pelo coronel Evandro (diretor de Ensino Policial da Aesp/CE) que já atingimos 95% dos cursos demandados pela PMCE para execução”, ressaltou.

Durante a solenidade, o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, também ministrou a palestra “Inteligência e Análise de Dados Voltados às Organizações Criminosas”. Ele destacou a importância da temática e comentou sobre o planejamento para 2025:

“Foi uma palestra muito necessária, pois até mesmo os profissionais que hoje não atuam diretamente na atividade de inteligência podem contribuir com esse trabalho. Os cursos que a Aesp tem promovido já representam 95% de tudo o que estava previsto para este ano pela PMCE, e até o final do ano teremos concluído 100% do planejado. Por isso, nós agradecemos à Aesp/CE porque esse planejamento foi executado”, finalizou.