Alunos do CHO/BM participam de instrução de Equipagem de EPI para Combate a Incêndio
17 de setembro de 2025 - 17:28 ##Ceará #aesp #CBMCE #CHO #corpo de bombeiros #Oficiais
Os alunos do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), participaram, nesta quarta-feira (17), da instrução de Equipagem de EPI para Combate a Incêndio. A atividade teve como objetivo aprimorar a preparação dos futuros oficiais quanto à utilização da roupa operacional em ocorrências bombeirísticas. A qualificação acontece na sede da Aesp/CE, em Fortaleza.
O instrutor do CHO/CBMCE, major Wilson, destacou a importância do treinamento: “A equipagem consiste no procedimento de colocar o Equipamento de Proteção Autônoma, além de todo o Equipamento de Proteção Individual — calça, capa, capacete, balaclava, luvas e botas — para que o bombeiro esteja apto a atuar em ambientes em chamas, com fumaça quente e tóxica, realizando o combate ao incêndio e a busca por pessoas que, porventura, estejam naquele local.”
O CHO/CBMCE tem carga horária de 1.068 horas-aula e prepara os participantes para funções de comando e gestão, com disciplinas como liderança, direito disciplinar militar, isolamento e preservação de locais de crime e sinistro, tiro defensivo e sobrevivência policial. A formação inclui ainda visitas técnicas, palestras e atividades práticas, com término previsto para o dia 28 de novembro.
Um dos alunos, o bombeiro militar Marceliano, ressaltou a importância da formação para sua trajetória profissional: “O CHO/BM é um sonho na vida do militar, principalmente do praça. Evoluímos a cada dia, com as missões e os treinamentos desenvolvidos pela Aesp e pelo Corpo de Bombeiros. É a valorização do homem.”