Direção-geral da Aesp/CE participa da abertura do 4º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil

26 de agosto de 2025 - 15:16 # # #

O diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), delegado Leonardo Barreto, participou, nesta terça-feira (26), da abertura do 4º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil, que segue até a próxima sexta-feira (29).

A solenidade contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; do presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (Concpc) e delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; além de demais gestores das instituições de segurança pública do Estado e de autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário.

O evento, realizado anualmente, tem Fortaleza como sede nesta edição e reúne oito eixos centrais de discussão: acesso a banco de dados; inteligência artificial para investigações e automação; sistema nacional de inteligência; equipamentos e ações operacionais; compartilhamento de códigos; compras coletivas; portal nacional de pessoas desaparecidas; e cartas precatórias. Participam representantes do Ministério da Justiça; do Concpc; do Comitê Nacional de Chefes de Inteligência da Polícia Civil (CIPC); do Comitê Nacional de Gestores de Tecnologia da Informação (CNGTI); além de gestores de tecnologia da informação de entidades públicas e privadas.

O governador Elmano de Freitas destacou a relevância da cooperação interestadual em operações policiais que resultaram em prisões e apreensões de membros e bens de organizações criminosas.

“Como governador, quero muito agradecer pelas operações realizadas conjuntamente. O povo cearense é muito grato pelas ações da nossa Polícia Civil com as instituições dos senhores e das senhoras. Com todos, ou com quase todos, já realizamos operações por meio de colaboração em seus estados, que ajudaram as Forças de Segurança do Ceará. Tenho absoluta convicção de que o caminho é ampliar cada vez mais essa possibilidade de ação conjunta, que nos é exigida, e este é o único caminho para o enfrentamento ao crime no Estado brasileiro”, ressaltou.

O presidente do Concpc e delegado-geral da PCCE, Márcio Gutierrez, reforçou a importância do trabalho integrado: “Quero agradecer aos nossos gestores de tecnologia e inteligência, além de parabenizá-los pelo desenvolvimento, pelo apoio e pela coordenação de duas áreas tão estratégicas para as Polícias Civis, tanto é que se tornam objeto de debate em um evento como este.”

Já o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, reforçou a necessidade de maior integração entre as forças de segurança de todo o Brasil: “É um momento importantíssimo para o desenvolvimento de conexões e o aprofundamento de ideias e ações, com o objetivo de unificar, padronizar e tornar mais efetivas as atribuições de polícia judiciária, sempre priorizando a celeridade e a repressão qualificada, especialmente ao crime organizado. Para isso, é fundamental a união cada vez maior de todas as polícias, pois o fenômeno do crime organizado não respeita fronteiras, nem divisas estaduais ou nacionais. As Polícias Civis estão de parabéns pelo protagonismo, pelas ações e por este encontro sediado aqui em Fortaleza”, concluiu.