Aesp/CE realiza seleção de estagiários(as) nas áreas de Administração, Análise de Sistemas, Biblioteconomia, Direito, Educação Física e Jornalismo

30 de maio de 2025 - 16:19 # # # # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE) inicia, neste sábado (31), as inscrições para a seleção de estagiários(as) de nível superior nas áreas de Administração, Análise de Sistemas, Biblioteconomia, Direito, Educação Física e Jornalismo. Os detalhes da seleção foram divulgados em edital publicado no Diário Oficial do Estado, no último dia 28. Por meio do link disponibilizado pela Aesp/CE, os(as) estudantes poderão realizar suas inscrições dentro do prazo de dez dias.

Poderão se inscrever alunos(as) que estejam regularmente matriculados(as) em instituições de ensino superior conveniadas à Aesp/CE (ver lista no edital). O processo seletivo será realizado por meio de análise do histórico acadêmico, do currículo vitae e de entrevista. No caso dos(as) estudantes de Direito, a seleção será feita por meio de provas objetivas e discursivas.

É importante destacar que os(as) interessados(as) devem comprovar que já cursaram ou integralizaram, no mínimo, 50% da carga horária ou dos créditos exigidos para a conclusão do curso de ensino superior. No entanto, não poderão estar cursando o último semestre, pois o compromisso de estágio será firmado por prazo mínimo de um ano, prorrogável até o limite de dois anos, desde que não ultrapasse a conclusão do curso. O contrato poderá ser rescindido a critério da Academia.

Serão destinados 20% (vinte por cento) do total de vagas para candidatos(as) que se autodeclararem negros ou pardos no momento da inscrição, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A jornada de estágio será de 20 horas semanais, preferencialmente distribuídas em quatro horas diárias, no horário do expediente — das 8h às 12h ou das 13h às 17h —, sem prejuízo das atividades acadêmicas. O valor da bolsa é de R$ 871,68.