Aesp/CE capacita novos bombeiros vistoriantes para o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio

28 de fevereiro de 2025 - 18:36 # # # # #

 

Ascom CBMCE – Fotos

Na tarde desta quinta-feira (27), vinte novos bombeiros militares concluíram o Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas (CHVT) – Turma 1/2025. A solenidade de encerramento ocorreu no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), localizado no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) do Ceará.

O treinamento, com carga horária de 162 horas/aula, foi promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) em parceria com o CBMCE. O objetivo do curso foi capacitar os participantes para atuarem como vistoriantes do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi), órgão responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes ou depois de sua liberação.

O coordenador do curso, Tenente-Coronel BM Diógenes, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido para garantir a segurança da população e dos estabelecimentos comerciais frente aos riscos de incêndio e pânico. “O serviço de vistorias dos itens de segurança é conduzido pelos Bombeiros Militares Vistoriadores, profissionais que passam por uma rigorosa capacitação técnica. Durante o curso esses militares são preparados para aplicar as normas nacionais e internacionais relacionadas ao controle de pânico e prevenção de incêndios”, afirmou Diógenes.

Com essa capacitação os bombeiros militares do Ceará estão aptos para exercerem funções de fiscalização, leitura e interpretação de sistemas preventivos em edificações, análise e controle de vistorias técnicas de segurança contra incêndio e pânico, conforme atribuições da Lei estadual 13.556/2004 e do item 4.6.2 da Norma Técnica 01 CBMCE. Além disso, os participantes também aprenderam sobre normas técnicas, estudos de engenharia e o uso do Sistema de Controle de Atividades Técnicas – SCAT para gerenciamento de serviços técnicos do CEPI.

Entre as disciplinas trabalhadas durante o curso estão procedimentos administrativos, acesso de viaturas em edificações e áreas de risco, separação entre edificações, pressurização de escadas de segurança, carga de incêndio em edificações e áreas de risco, gerenciamento de riscos de incêndio, brigada de incêndio, edificações históricas, museus e instituições culturais, inspeção visual em instalações elétricas de baixa tensão, proteção ao meio ambiente e segurança contra incêndio para sistemas de transporte sobre trilhos.

Em sua fala, o orador da turma CHVT 2025.1, soldado BM Diego Mello, ressaltou a relevância do trabalho dos novos profissionais formados para garantir a segurança das estruturas em que vivemos e trabalhamos. “Somos os guardiões da segurança. Nosso trabalho vai além das normas; é um compromisso com a vida daqueles que confiam em nossa vigilância e cuidado. Cada vida salva é o resultado do nosso esforço coletivo, e isso é o que nos impulsiona a seguir em frente, garantindo um futuro mais seguro para todos”, finalizou o orador.