Aesp/CE participa de Ação Educativa da Abips em alusão ao Novembro Azul
27 de novembro de 2024 - 11:29 #Abips #Aesp/CE #novembro azul #Prevenção #SSPDS
Na manhã desta quarta-feira (27), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) recebeu uma ação educativa organizada pela Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Este evento faz parte do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de próstata.
Destinado aos colaboradores da Aesp/CE, o evento abordou a interseção entre fisioterapia e psicologia, enfatizando a importância da conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Além disso, a ação teve objetivos adicionais, como promover a atenção à saúde geral dos servidores. É importante ressaltar que, historicamente, os homens tendem a buscar menos os serviços de saúde em comparação às mulheres. Esse comportamento pode ser prejudicial, uma vez que dificulta a identificação precoce da doença, comprometendo as chances de um tratamento eficaz.
Durante evento, o psicólogo Edigleyson Lima conversou com colaboradores sobre a importância da saúde do homem.”Geralmente, quando falamos de Novembro Azul, pensamos apenas na prevenção do câncer de próstata”, afirmou Sonimma. “No entanto, a campanha visa promover um conceito mais abrangente de saúde, incluindo aspectos físicos, mentais e emocionais.”
Segundo o psicólogo, o Novembro Azul é um momento para refletir sobre a necessidade de cuidados diários. “Saúde não é apenas a ausência de doença, mas também a manutenção de bons hábitos e propósitos de vida. Acredito que é por meio do diálogo que conseguimos agregar conhecimento e fazer a diferença nas nossas vidas”, concluiu.
O evento contou com uma roda de conversa que promoveu a interação entre os presentes. Durante o encontro, foram abordados temas relacionados a práticas de descuido e como o machismo na sociedade contribui para diversas tragédias, incluindo suicídios, feminicídios, homofobia e outras questões relevantes, especialmente no contexto do Novembro Azul.
Estiveram presentes o psicólogo Edigleyson lima; o fisioterapeuta, Paulo Jorge; a assistente social Amanda Linhares; e a psicóloga Beatriz Braga, todos da ABIPS. Cada um deles trouxe valiosas contribuições com seu conhecimento e expertise. A iniciativa teve o intuito de não apenas informar, mas também encorajar os colaboradores a adotarem hábitos mais saudáveis e a buscarem atendimento médico regularmente.