Aesp/CE celebra o Dia da Bandeira com solenidade de civismo e patriotismo

19 de novembro de 2024 - 15:15 # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta terça-feira (19), uma solenidade especial em comemoração ao Dia da Bandeira Nacional. O evento contou com o hasteamento do Pavilhão Nacional e o entoar do Hino à Bandeira do Brasil, reunindo alunos e docentes em um momento marcado pelo civismo, patriotismo e respeito ao maior símbolo nacional.

Participaram da solenidade cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), alunos do Curso de Habilitação a Oficial (CHO) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, além dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) da PMCE. A celebração reforçou os valores de honra e patriotismo que fundamentam as tradições militares e o compromisso da Aesp/CE com a formação de profissionais de segurança pública.

Neste 19 de novembro, o Brasil celebra o 135º aniversário da criação da Bandeira Nacional, instituída pelo Decreto nº 4, de 1889, poucos dias após a Proclamação da República. A bandeira atual foi idealizada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes, com a colaboração de Miguel Lemos, do astrônomo Manoel Pereira Reis e do pintor Décio Villares.

O Pavilhão Nacional manteve as cores da Bandeira Imperial: o verde, que simboliza a exuberante natureza brasileira, e o amarelo, que representa as riquezas naturais. A esfera azul com 21 estrelas brancas, dispostas como o céu do Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, representa os estados da federação e a capital do país, unidas sob o lema “Ordem e Progresso”.

O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, ressaltou a importância de momentos como este para reforçar o amor à pátria e os valores que norteiam as forças de segurança. “O tremular da nossa bandeira desperta em nós o sentimento de civismo e nos enche de orgulho pela nossa história e conquistas”, afirmou.

Finalizando a cerimônia, a mensagem de amor à pátria foi reforçada pelos versos da canção Fibra de Herói: “Bandeira do Brasil, ninguém te manchará, seu povo varonil, isto não consentirá.”