SSPDS e Seir lançam ações para combater discriminação racial no Ceará

7 de novembro de 2024 - 18:26 # # # # # #

Em um esforço para reduzir estigmas e a vulnerabilidade enfrentada pela população negra, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial (Seir), lançou, nesta quinta-feira (7), um conjunto de ações para o combate à discriminação racial no estado do Ceará.

Entre as iniciativas, destaca-se o lançamento do Painel Dinâmico de Monitoramento, que oferece dados sobre discriminação por raça e cor. Desenvolvido pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à SSPDS, o painel busca aprimorar o entendimento e o monitoramento dos casos de discriminação no estado.

Além do painel, o evento incluiu o lançamento de uma campanha para conscientizar a população sobre a importância do preenchimento dos requisitos de raça, cor e/ou etnia na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Esse campo é obrigatório e a ação é realizada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Também foi anunciado um mutirão para a emissão de documentos e a realização de formações com foco na equidade racial, que serão conduzidas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp).

O secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá, ressaltou o compromisso da Aesp/CE com iniciativas que promovem a equidade e a inclusão. “A Aesp vem realizando cursos, workshops, seminários, manuais e formações voltadas aos grupos vulneráveis”, pontuou o gestor. O titular da Pasta da segurança pública também ressaltou em sua fala as ações desenvolvidas por todos os órgãos vinculados a SSPDS-CE, destacando a criação do Painel Dinâmico de Monitoramento e da campanha encabeçada pela Pefoce. “É um dia que fazemos uma entrega muito importante em um mês tão emblemático, que é o Mês da Consciência Negra. Seguimos as diretrizes do governador Elmano de Freitas para combater o preconceito e discriminação de toda ordem, no caso, hoje, falamos do preconceito voltado a cor, mas combatemos todo tipo de discriminação”, afirmou o secretário.

Em seu discurso, a secretária da Seir, Zelma Madeira, destacou a relevância da segurança pública como um campo transversal à equidade racial. “É um prazer estar aqui e saúdo o secretário de Segurança Pública, Robert Sá. As  ações lançadas hoje representam um avanço no combate à discriminação e na construção de uma sociedade mais inclusiva, reforçando o papel da SSPDS e da Seir no enfrentamento das desigualdades raciais no Ceará,” afirmou Zelma.

1º Simpósio sobre Equidade Racial e Protocolos de Segurança Pública Antirracista

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) tem promovido uma série de cursos voltados para grupos vulneráveis, além de oferecer palestras, workshops e disciplinas que abordam temas de inclusão e equidade. Como parte das ações de combate à discriminação racial, a Aesp realizará, no dia 26 de novembro, o 1º Simpósio sobre Equidade Racial e Protocolos de Segurança Pública Antirracista. O evento contará com palestrantes renomados do Ceará e de outros estados brasileiros, trazendo reflexões e práticas para fortalecer uma abordagem de segurança pública que respeite e valorize a diversidade racial.

O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, destacou a importância do evento para o fortalecimento de uma segurança pública mais inclusiva e igualitária. “Este simpósio é uma oportunidade essencial para refletirmos sobre o papel da segurança pública na construção de uma sociedade que respeite os direitos de todos, independentemente de cor, etnia ou classe social. A Aesp tem atuado de forma constante para capacitar nossos profissionais com um olhar inclusivo e comprometido com a justiça, desenvolvendo ações formativas que agreguem valor à nossa comunidade e ao estado,” afirmou Barreto.