Alunos do CHO BM realizam avaliação prática utilizando equipamentos de proteção
16 de outubro de 2024 - 10:50 #Aesp/CE #CBMCE #CHO BM 2024 #formação aesp #promoção
Os alunos do Curso de Habilitação a Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CHO BM), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), realizaram uma avaliação prática da disciplina de Operações Bombeiro Militar, com o objetivo de consolidar seus conhecimentos e diretrizes operacionais para garantir a segurança da sociedade.
Durante o treinamento, os 45 subtenentes passaram por uma rigorosa preparação focada no combate a incêndios. Utilizando o equipamento completo de combate a incêndio, incluindo botas, calças, balaclavas, capacetes e luvas, eles foram instruídos a montar e utilizar o Equipamento de Proteção Respiratória Autônomo (EPRA) antes de enfrentar um percurso para completar o teste.
O comandante do batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, tenente-coronel Daniel Oliveira Landim, também chefe da disciplina de Operações Bombeiro Militar do CHO BM, foi um dos avaliadores da prova prática de combate a incêndio. “Os alunos vestiram o material completo de combate a incêndio: botas, calça, balaclava, capacete e, por fim, as luvas. Depois, eles precisaram montar o Equipamento de Proteção Respiratória Autônomo (EPRA), conectando o cilindro ao suporte e acoplando-o à máscara. Em seguida, eles fizeram um percurso que exigiu esforço físico para concluir a prova”, pontuou o oficial do CBMCE.
A instrução garante que o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e do EPRA seja executado corretamente, com esforços cronometrados e gasto mínimo de energia, enquanto os alunos realizam atividades que incluem subir ao primeiro pavimento, conectar e desconectar o equipamento, e retornar ao ponto inicial.
Segundo o aluno do CHO BM Alexandre, essa disciplina proporciona o condicionamento físico e a preparação técnica para atuar de forma eficiente em situações de incêndio, especialmente em edificações altas. “Estamos nos preparando para atender à sociedade, especialmente em edifícios altos, como o décimo ou décimo quinto andar. Esses exercícios são fundamentais para nossa formação. Eles nos preparam para proteger e servir com a máxima eficiência”, concluiu Alexandre.