Aesp e Senasp promovem Curso Básico de Investigação de Homicídios para policiais civis
12 de setembro de 2024 - 13:55 #Aesp/CE #Curso Básico de Investigação de Homicídios #MJSP #polícia civil #Senasp
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) estão realizando a 5ª edição do Curso Básico de Investigação de Homicídios. Até sexta-feira (13), trinta e sete policiais civis do Ceará estão participando dessa capacitação, incluindo dezenove inspetores, treze delegados, três escrivães, além de um escrivão do Tocantins e um delegado do Acre. O curso visa capacitar os profissionais da segurança pública do Ceará com técnicas e tecnologias modernas de investigação criminal, além de aprimorar suas habilidades e conhecimentos específicos na investigação de homicídios
“Para nós é um enorme prazer realizar essa capacitação em parceria com a Senasp,” afirmou Renato Figueiredo, Escrivão de Polícia Civil, Orientador da Célula de Ensino Civil e Integrado e coordenador do curso. “O Curso Básico de Investigação de Homicídio aborda uma temática extremamente relevante que busca explorar em sua matriz curricular diversos pontos de grande valia para a investigação dos Crimes Violentos Letais Intencionais.”
O coordenador destacou a alta capacidade técnica do corpo docente, composto por profissionais indicados pela Senasp, “do mais alto gabarito, de diversas cidades do país, o que acaba por trazer o conhecimento, a expertise e o compartilhamento das estratégias usadas em vários estados, mostrando-se como uma verdadeira sinergia de conhecimento.”
Com uma carga horária de 40 horas, o curso segue uma Matriz Curricular Nacional (MCN) que aborda temas essenciais como sistemas, instituições e gestão integrada em segurança pública, violência, crime e controle social, conhecimentos jurídicos, modalidades de gestão de conflitos e eventos críticos, cultura, cotidiano e prática reflexiva, e funções, técnicas e procedimentos em segurança pública.
Essa iniciativa faz parte da política educativa da Senasp juntamente com a Aesp/CE para combater a Criminalidade Violenta Letal Intencional (CVLI) e busca fortalecer e articular sistemicamente as polícias estaduais para lidar com esse fenômeno. A atualização e capacitação dos profissionais da segurança pública são cruciais para melhorar a eficiência nas investigações de homicídios e aumentar a sensação de segurança da população.
O Delegado de Alagoas Lucimério Campos, titular da Delegacia de Estelionato da Polícia Civil de Alagoas e instrutor do Curso Básico de Investigação de Homicídios da Aesp/CE, expressou sua satisfação em participar do curso. “É uma iniciativa da Senasp em promover uma padronização no ensino das investigações de homicídios. Fico muito satisfeito de estar contribuindo e adquirindo conhecimento, uma vez que o curso traz uma troca de experiências significativa na Aesp”, destacou.
Os dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública mostram que apenas 37% dos homicídios praticados no Brasil em 2019 foram resolvidos, destacando a importância desse curso na formação contínua dos policiais civis para enfrentar os desafios da criminalidade moderna.
O Delegado PCCE Fernando Antonio Moreira Sales, do Núcleo de Homicídios da Delegacia Metropolitana de Caucaia, é um dos alunos do curso e elogiou a qualidade do programa. “Um curso excelente com matérias atualizadas, mostrando assuntos que são muito úteis ao dia a dia da nossa carreira policial, especialmente nas investigações de homicídios. Está contribuindo muito no dia a dia, e posso dizer que vou sair daqui muito habilitado, qualificado, com um curso muito bom e recomendo”, afirmou.
Essa quinta edição do curso realizada pela Senasp, contou com palestras de especialistas renomados, como “Organizações Criminosas e Mortalidade Violenta Intencional”, ministrada por Oscar Vieira, e “Aspectos Legais, Técnicos e Investigativos dos Exames Periciais”, com o perito André Dávila. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as últimas tendências em “Recursos Tecnológicos Aplicados” na investigação de homicídios, com o especialista Guilherme Caselli.
A Delegada Erika Moura, da 4ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), também faz parte do grupo de alunos e enfatizou a importância da troca de experiências e a aplicação prática do conhecimento adquirido. “Foi muito enriquecedor, porque trocamos experiências com colegas do interior, aqui do estado, como também de outros estados, e os professores que estão ministrando as disciplinas são todos de outros estados, o que só vem a contribuir e ganhar para a sociedade, pois vamos colocar em prática os nossos aprendizados aqui do curso. É um conteúdo importante que levamos na prática, porque as pessoas que estão fazendo o curso são as que trabalham nessa demanda de investigação de crimes de homicídios. Assim, estamos aprimorando o conhecimento para colocar em prática de forma positiva para a sociedade”, finalizou.
A Aesp/CE reafirma seu compromisso com o aprimoramento de habilidades e o compartilhamento de conhecimentos entre os profissionais de segurança pública, contribuindo para a efetividade das investigações de homicídios e para a segurança da população.