Aesp/CE sedia formação da Senasp para enfretamento à violência contra a mulher

20 de outubro de 2023 - 17:09 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) sediou, ao longo de cinco dias, o Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. A certificação é promovida pela Secretaria Nacional de Segurança (Senasp), envolvendo servidores do Sistema Único de Segurança Pública, e é parte integrante do projeto de fortalecimento do enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil.

O curso começou na segunda-feira (16), em modalidade presencial, e foi concluído nesta sexta-feira (20), com duração de 40 horas-aula. O principal objetivo da formação é capacitar esses servidores com os conhecimentos necessários para a atuação na prevenção e no combate aos tipos violentos previstos na Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

De acordo com a proposta, também é objetivo do curso promover o entendimento sobre o que é violência contra a mulher por condição de sexo feminino e como determinadas crenças podem perpetuar esse cenário de violência. Além disso, a qualificação promove o entendimento pelo integrante do curso a respeito das diversas causas diretas e indiretas que levam à vítima a elevar o grau de dependência com o agressor, em busca de um atendimento direcionado à sensibilidade da situação e ao bom atendimento evitando a revitimização.

O diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, esteve presente à formação e comentou a importância do tema para todo o setor de Segurança Pública. “Trata-se de um tema importante, dentro dos eixos prioritários do Governo Federal e do Governo do Estado. Tal e qual o Governo Federal, temos aqui, no Estado, uma Secretaria das Mulheres, que é capitaneada pela nossa vice-governadora Jade Romero. E a academia, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social juntamente com a Senasp, estão fazendo seu papel que é fundamental, que é a qualificação para servir cada vez mais e melhor a sociedade no que tange à essa temática”, disse o gestor.

A cabo Juliana Lemes da Cruz, da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, foi uma das professoras do curso. “Esse curso é a primeira disciplina completa no Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. É um curso que é feito para os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública, focado particularmente na demanda de profissionais voluntários e, também, indicados para qualificar o serviço de ponta de linha para atender, melhorar as mulheres e atender de uma forma qualificada, de acordo com os parâmetros atuais de atendimento às mulheres”, explicou a docente.

“Foi muito importante para a gente esse momento que marcou uma conversa entre os profissionais da rede dos municípios maiores aqui do Ceará e, também, com profissionais de outras áreas que não só a Polícia Militar. Polícia Militar, Polícia Civil, a Perícia Forense, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal… Foi um encontro muito rico”, completou.

O corpo discente foi formado por servidores estaduais e municipais, de órgãos como Polícia Civil, Polícia Militar, Perícia Forense, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal. Uma das aulas era a major Samila de Sousa Ribeiro, do Corpo de Bombeiros Militar, lotada na 2ª Companhia do 1º Batalhão. “É muito importante, principalmente para a Aesp, ter essa vinculação, essa institucionalização, essa interseitorialidade de juntar todos os órgãos. O atendimento a uma vítima de violência doméstica, principalmente as mulheres, precisa ter o apoio de toda a rede. Dentro da corporação ou fora dela , em qualquer tipo de atendimento, nós podemos ser acionados, sim, para um atendimento de violência contra a mulher. E é importante gente saber o que fazer, a quem procurar, a quem recorrer, os direitos que essa mulher tem, até para a gente poder levar para a nossa tropa, que é uma tropa na maioria masculina, até para levar esse pensamento, essa discussão sobre a valorização da mulher, o respeito que nós temos que ter com as mulheres, os direitos que essas mulheres têm”, comentou a oficial.