Curso Superior em Segurança Pública é concluído pela Aesp com quase 50 oficiais

6 de agosto de 2024 - 19:11 # # # # # #

 

Quase 50 oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará apresentaram, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente ao Curso Superior de Segurança Pública (CSSP). A especialização é destinada a tenentes-coronéis e os habilita a concorrer à promoção funcional ao posto de coronel.

Os trabalhos foram apresentados entre a segunda (5) e a terça-feira (6). Cada um dos 48 oficiais apresentou o seu TCC a uma banca avaliadora, para explanação sobre o tema escolhido e defesa do conteúdo desenvolvido, além de perguntas e respostas sobre o material.

Fizeram parte do CSSP oficiais da PM e do CBM do Ceará, além de uma tenente-coronel da Polícia Militar do Estado do Piauí. “São profissionais que já acumulavam um repertório interessante de temas acadêmicos ligados à segurança pública e que, agora, passam a estar aptos a concorrer à promoção para o posto de coronel. Essa promoção não trará benefício apenas para esses militares, mas também para toda a sociedade, inclusive pela relevância dos trabalhos que eles apresentaram nesta Academia”, comentou o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto.

“É importante lembrar que a produção acadêmica é fundamental para o desenvolvimento e para o aperfeiçoamento das políticas públicas ligadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, bem como para a segurança pública como um todo. Mais uma vez, esta Academia cumpre uma missão relevante ao iniciar e finalizar – com êxito – esse curso superior”, complementou o gestor.

Um dos concludentes do CSSP foi o assessor executivo da Casa Militar, tenente-coronel PMCE Francisco Erlanio Matoso de Almeida. Para ele, a possibilidade de interagir e de estreitar relações com outros profissionais trouxe uma maior fluidez na troca de conhecimentos entre os alunos. “Nosso tempo de trabalho, aqui, em coletividade, com diversos profissionais da segurança pública, foi muito enriquecedor. Tivemos condições de fazer uma gigantesca troca de experiências, adquirimos conhecimentos com professores extremamente qualificados, que somam muito hoje na preocupação de a gente trazer os nossos trabalhos bem qualificados para a segurança pública do nosso estado”, indicou o oficial.

A apresentação dos TCCs foi acompanhada pelo coronel Sá Júnior, do Centro de Educação, Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CEFAP) da PMPI. O oficial explica que a proximidade entre os profissionais e as instituições é engrandecedora para ambos os lados. “Essa integração entre as coirmãs e outras forças só tem a engrandecer a segurança pública. É dessa forma que nós temos que trabalhar. Através do projeto acadêmico e do estudo científico a gente consegue massificar e otimizar o conhecimento na busca de soluções para os problemas da segurança pública, não só no Ceará, mas em todo o território nacional”, indicou Sá Filho.

Além disso, o oficial lembrou que uma tenente-coronel do Polícia Militar piauiense fez parte do curso, o que deve gerar um bom desenvolvimento para a corporação. “Ela vai nos levar todos os conhecimentos aqui adquiridos para engrandecer ainda mais a nossa instituição”, reiterou.