Polícia Judicial: agentes do Ceará concluem formação na Aesp em parceria com o TRE

12 de julho de 2024 - 21:07 # # # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) encerraram, nesta sexta-feira (12), o Curso de Formação de Agentes de Policia Judicial. Foi a primeira vez que esse treinamento foi realizado na região Nordeste, envolvendo servidores da Justiça Eleitoral e de outras esferas do Poder Judiciário, com a qualificação de mais de 20 alunos.

A solenidade de encerramento teve a participação de gestores e autoridades ligados à Aesp, ao TRE cearense, à Justiça Federal e ao Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), no auditório da instituição de ensino.

O curso foi promovido por meio de cooperação entre a Academia e a Corte Eleitoral. Com aulas teóricas e atividades práticas, a turma teve conteúdos de Legislação Aplicada e Direitos Humanos; Atividade de Inteligência; Segurança de Áreas e Instalações; Sobrevivência Policial e Atendimento Pré-Hospitalar; Técnicas Operacionais Aplicadas à Polícia Judicial; Uso Legal e Seletivo da Força; Gerenciamento de Crises e Noções de Artefatos Explosivos; Direção Policial; e Segurança e Proteção de Dignitários, entre outros temas inerentes à capacitação dos agentes judiciários.

Gestor da Academia revela origem da ideia do curso

O diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, lembrou que o grande idealizador do curso foi o desembargador presidente do TRE Ceará, Raimundo Nonato Silva Santos – a quem elogiou pela parceria.

“Reverberem nas suas respectivas instituições os valiosos conhecimentos adquiridos em suas respectivas instituições em prol da democracia e do estado democrático de direito. Foi uma honra tê-los aqui. As portas estão inteiramente abertas para nós termos o segundo, o terceiro curso e outros momentos para avançarmos cada vez mais”, convidou o gestor.

Presidência do TRE aponta relevância da formação dos agentes

O desembargador Raimundo Nonato lembrou que, em outubro, haverá eleições municipais – o que demanda da Justiça Eleitoral ação e atenção para a garantia da ordem e da democracia em todo o país. Assim, com o apoio dos agentes recém-formados pelo treinamento, quem tem a ganhar é a sociedade.

“A formação que vocês concluíram é apenas o começo de uma jornada de constante aprendizado e aperfeiçoamento. A cada desafio, a cada situação de risco, vocês terão uma oportunidade de demonstrar não apenas a técnica e o conhecimento adquiridos ,mas também o compromisso ético e moral com a justiça e com a sociedade”, sublinhou o presidente.

Desembargador enfatiza formação de agentes

O presidente do TRT7, desembargador Durval Cesar de Vasconcelos Maia, disse ter sentido uma surpresa positiva ao conhecer a infraestrutura da Academia e os investimentos do Governo do Ceará na formação de profissionais de segurança.

“Eu fiquei muito surpreso e feliz ao poder entrar nas instalações da Aesp e ver a estrutura que o estado do Ceará dispõe para essa função tão importante, que é o treinamento das suas forças de segurança. Fiquei impressionado com o que o Governo do Estado está proporcionando”, reiterou.

Juíza federal ressalta desejo de novas parcerias

A diretora do Foro da Justiça Federal no Estado do Ceará, juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara, ressaltou que a Polícia Judicial é a caçula entre as forças de segurança e fez questão de agradecer pela parceria.

“O que desejo nesse momento é que esse seja o primeiro de muitos atos, de muitos passos, de uma parceria muito exitosa. Agradeço a cada um e a cada uma pelo empenho, pela dedicação, hoje, e em toda a sua carreira, e pela generosidade da Aesp, do TRE, e do TRT em nos permitir fazer parte desse momento”, citou a magistrada.