Aesp/CE concluiu a disciplina de Tiro Policial Defensivo 1 para os últimos grupos de alunos-soldados

11 de julho de 2024 - 17:15 # # # #

 

Óculos de proteção, abafadores de som, disparos de pistolas ecoando, cartuchos espalhados pelo chão e instrutores vigilantes aos protocolos de segurança: foi nesse cenário que os mais 131 alunos-soldados do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar do Ceará, que estão em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), realizaram a avaliação final da disciplina de Tiro Policial Defensivo 1, na manhã desta quinta-feira (11), no estande de tiro.

A disciplina contou com uma carga horária de 54 horas-aula e agora os alunos-soldados estão habilitados a tirar serviço em estágio operacional, seguindo todas as regras de segurança, os fundamentos do tiro e todas as técnicas necessárias para prestar bom serviço à sociedade.

Segundo o inspetor da Polícia Civil, James Viana, Supervisor do Núcleo de Tiro da Aesp/CE, a partir de agora, os alunos-soldados estarão aptos a desempenhar funções operacionais, com a expectativa de que possam “dar sempre o seu melhor” para a sociedade. “Hoje eles estão saindo daqui habilitados a portar a arma de fogo, seguindo todas as regras de segurança, os fundamentos do tiro e todas as técnicas necessárias para prestar bom serviço à sociedade”, completou o inspetor.

De acordo com a aluna-soldado PM Oliveira, do 34º Pelotão do CFSD, a instrução de tiro 1 foi finalizada com êxito e agora os novos policiais se sentem preparados para exercer suas funções e proteger a população. “Estamos todos bem capacitados e habilitados. Nossos instrutores foram maravilhosos, brilhantes, com ampla capacidade técnica, transmitindo segurança, os fundamentos básicos do tiro, confiança e credibilidade. Portanto, estamos prontos para servir e proteger a população” finalizou a discente.

O próximo passo do curso de formação será a disciplina de tiro policial defensivo 2, que incluirá o treinamento com armas longas, como carabinas e a espingarda calibre 12.

O diretor-geral Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, visitou os alunos-soldados no encerramento das instruções de Tiro Policial Defensivo 1. Durante a visita, o delegado enfatizou a importância da integração e formação de todas as forças e o compromisso da instituição com a formação ética e militar dos futuros policiais militares.

“Nosso maior compromisso é com a garra e a dedicação. Enquanto diretor-geral, é uma enorme satisfação e alegria participar desse momento ímpar na vida pessoal e profissional de vocês”, destacou Barreto.

O diretor prometeu ao Governador e ao Secretário de Segurança Pública que essa turma seria a melhor formada pela Aesp/CE, e até agora, essa promessa está sendo cumprida. “Não sou eu que estou dizendo, é o próprio feedback que está sendo retornado para a academia e para a instituição”, concluiu o diretor.

A visita do delegado Leonardo Barreto reforça o compromisso da Aesp/CE em formar profissionais capacitados e éticos para atuar na segurança pública do Estado do Ceará.