Alunos-soldados da PM iniciam disciplina de Tiro Policial Defensivo II

5 de julho de 2024 - 10:55 # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) deu início, nesta quinta-feira (04), ao módulo Tiro Policial Defensivo II, que faz parte do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar do Ceará. Esta disciplina, com carga horária de 36 horas-aula, é a continuação do módulo Tiro Policial Defensivo I, que contou com 54 horas-aula e aconteceu entre os meses de abril e junho, para os 54 pelotões em formação na Academia.

Nesta primeira etapa do Tiro Policial Defensivo II, eles têm a oportunidade de aprofundar esses conhecimentos e adquirir habilidades de porte velado e instrução com arma longa de calibre 12, sem o uso de munições.

O Inspetor de Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) Dieb Holanda, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), está entre os instrutores desta disciplima. O treinamento inicial foi realizado de forma segura e sem disparos, conhecido como “treinamento a seco”, no qual foram utilizados armamentos de treinamento para simular situações reais. “No Tiro Policial Defensivo 2, eles estão sendo treinados na disciplina voltada para a defesa, onde vão praticar o porte velado, tanto com a arma de fogo (pistola) quanto com o armamento longo (fuzis, carabinas e espingardas), porém, sem efetuar disparos, em um treinamento a seco”, explicou o instrutor.

A inclusão do componente curricular “Tiro Policial Defensivo II” no Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar do Ceará, a partir de 2022, reflete o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a preparação dos novos policiais. Esse investimento na formação dos agentes é considerado importante para aprimorar a qualidade do serviço policial prestado à sociedade.

O aluno-soldado Marcos, do 2º pelotão do CFSD PM, destacou que na disciplina Tiro Policial II está sendo trabalhado as habilidades de combate velado, tornando-os policiais preparados para garantir a própria segurança e a da sociedade. “Durante o Tiro Policial I, tivemos a oportunidade de manusear armas de fogo de maneira responsável e eficaz, nas situações em que a lei autoriza, sempre em defesa da sociedade e com foco nos procedimentos de segurança no serviço ostensivo. Nessa segunda etapa (Tiro Policial II), vamos ser preparados para enfrentar os desafios não só no serviço policial, mas também em nosso período de folga, com habilidades de combate velado, tornando-nos policiais preparados para garantir a nossa segurança individual, a de nossos familiares e a dos cidadãos 24 horas por dia”, pontuou o discente.