Aesp e Sedih promovem seminário sobre políticas públicas para idosos

26 de junho de 2024 - 17:51

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) recebeu, nesta quarta-feira (26), o seminário Junho Violeta sobre Mobilização de Enfrentamento à Violência Contra Pessoas Idosas. O evento foi promovido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio desta Academia, em parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih).

Participaram do seminário a turma do Curso Superior em Segurança Pública (CSSP), alunos dos cursos de formação de oficiais e de soldados Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), além de autoridades civis e militares. As palestras foram ministradas no auditório da Aesp.

A realização do seminário segue uma programação, ao longo do mês do Governo do Ceará. O período do Junho Violeta busca a conscientização sobre a temática da população idosa – vítima de de maus-tratos, negligência, abandono, violência psicológica, violência sexual, violência econômica, autonegligência, violência institucional, entre outros tipos de violência.

Ministraram palestras a presidente da Comissão da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB/CE), Patrícia Viana e a coordenadora especial da Sedih em Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Vyna Maria Cruz Leite. Também participou do seminário a delegada adjunta da Delegacia de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência (DPIPD), Jeovânia Holanda.

“Esse seminário busca repassar valiosos conhecimentos para alunos e alunas do corpo discente da Aesp. É mais uma ação cumprindo diretrizes do nosso secretário (da SSPDS), Roberto Sá, em pareceria com a Aesp, uma vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, com a Secretaria dos Direitos Humanos, para uma qualificação com excelência dos profissionais de segurança pública do Ceará”, indicou o diretor-geral desta Academia, delegado Leonardo Barreto.

Já a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França, parabenizou a instituição de ensino pela iniciativa de promover a discussão envolvendo servidores da segurança. “É importante que se debata temas sensíveis como é a questão do idoso, onde ele (diretor-geral) reuniu 160 profissionais da segurança para debater a política pública para o idoso. Parabéns pela visão humanística do que é fazer segurança pública. Estamos num debate muito próprio para quem nos dá segurança, que é mostrar o tipo de violência que recebemos diariamente para que possamos minimizar através de politicas públicas efetivas, democráticas e republicanas”, opinou.

Estiveram presentes no seminário o Diretor-Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, Delegado Leonardo Barreto; a Secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará, Socorro França; a Coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas da Secretaria dos Direitos Humanos (SEDIH), Vyna Maria Cruz Leite; a Delegada Adjunta da Delegacia de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência (DPIPD), Jeovânia Holanda; a Presidente da Comissão da Pessoa Idosa da OAB-CE, Patrícia Viana; a Diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp/CE, Coronel PM Asmenha Torquato; o Coordenador de Gestão Interna do Ensino e Instrução da PMCE, Coronel PM Porto; o Perito Geral Adjunto, Atila Einsten; o Diretor da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (DIPAS) da Supesp, Tenente-Coronel Barreto; o Secretário Executivo dos Direitos Humanos, Jovanil Oliveira; e o Orientador da Célula de Ensino Militar e Coordenador-Geral do Curso de Formação de Soldados, Tenente-Coronel Carlo Rômulo, além de outras autoridades.