Modelo Aesp é apresentado a coordenador da Academia do Amapá

24 de junho de 2024 - 17:29 # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) recebeu, nesta segunda-feira (24), a visita de um representante da uma instituição coirmã do Governo do Amapá. O coordenador da Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento do Amapá (Aifa), capitão BM Alan Patrick Coimbra Melo, foi recebido pelo diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, e conheceu a estrutura e o funcionamento da unidade.

O oficial percorreu a Academia acompanhado da orientadora da Célula de Ensino a Distância (Cedis), delegada Ana Paula, e do sargento Ramon, da Célula de Pós-Graduação. A visita institucional permitiu ao oficial amapaense conhecer todas as instalações da Aesp, além de ser apresentado aos métodos de ensino e de capacitação, o que também incluiu as políticas governamentais de integração e de união entre as forças ligadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

De acordo com o capitão, a Aifa tem interesse em se desenvolver com base em bons exemplos como a Aesp. “Esse intercâmbio de informação fortalece a segurança pública. Eu entendo que, se o crime organizado se conecta, a segurança pública precisa estar à frente do crime. E a gente precisa, de fato, fazer uma comunicação para a gente sempre sair à frente do crime organizado”, indicou Coimbra. “É justamente a ideia de vir buscar (na Aesp) essa experiência, essa expertise, para poder propor essa ideia de ter lá também uma academia assim integrada”, complementou.

Já Leonardo Barreto enfatizou que a integração e a união entre as instituições coirmãs de todo o Brasil são fundamentais para a obtenção de melhores resultados. “O bom exemplo de um estado pode ser replicado em outro. O erro de um estado pode ser evitado em outro. São experiências que se somam e que podem ser multiplicadas. Nossa concorrência não é entre instituições, mas de todas as instituições juntas contra a atividade criminosa”, frisou o gestor.