Aesp celebra 13 anos formando servidores, integrando forças e evoluindo como instituição

18 de maio de 2024 - 17:15 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) celebra 13 anos de existência, neste sábado (18), e se consolida a cada dia como uma referência nacional entre as instituições de ensino voltadas à formação e à qualificação de servidores públicos ligados à Segurança Pública e Defesa Social.

A data de celebração é uma referência à inauguração da atual sede desta Academia, localizada no bairro Mondubim, em Fortaleza. O prédio foi oficialmente inaugurado em 18 de maio de 2011, pouco mais de um ano após a publicação da legislação que criou formalmente a Aesp.

Decanos: Aesp lança publicação para homenagear servidores mais antigos

Uma programação foi montada para as comemorações do aniversário, com uma série de atividades e eventos que se estendem até junho, e que pode ser acessada neste link. Também faz parte das celebrações o lançamento do e-book em formato de revista Decanos, editada pela Assessoria de Comunicação da Aesp, com as trajetórias dos servidores que estão há mais tempo dedicados à unidade. A publicação está disponível neste link.

“Não é por acaso que se diz que esta Academia é uma referência nacional. Não é uma força de expressão. A Aesp é conhecida – em todo o país – como uma instituição que, com muito trabalho e dedicação, conseguiu efetivar a unificação entre as academias de formação de servidores ligadas às forças estaduais de Segurança Pública e Defesa social ao mesmo tempo em que teve êxito em integrar esses mesmos órgãos dentro da instituição”, explana o atual diretor-geral, Leonardo Barreto, o primeiro delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) a dirigir a pasta.

Um exemplo da capacidade efetiva da Aesp em formar novos quadros para a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), para a PC-CE, para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) está no balanço de atividades acadêmicas entre o ano passado e este ano. Esta Academia formou e está formando turmas de praças e oficiais da PM, de escrivães e inspetores da Polícia Civil e de servidores para diversas áreas da Pefoce. Também houve o treinamentos de bombeiros do Ceará e de outros estados no Curso de Mergulho Autônomo (CMAut) – um dos principais certificados bombeirísticos do país.

“Também é fundamental a esta Academia frisar a relevância de parcerias com outros órgãos. Com a Casa Civil, por exemplo, já desenvolvemos algumas edições do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais. E essa qualificação sempre recebe agentes de outros estados, de outros entes federativos. E nós os recebemos porque entendemos que excelência e eficiência no ensino devem ser multiplicadas através de formação de pessoas”, complementa Barreto.

A cada ano, de forma madura e responsável, a Aesp busca evoluir para proporcionar a evolução de seus resultados. Ao longo dos últimos meses, seguindo as diretrizes do governador Elmano de Freitas e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, esta Academia revisou e atualizou matrizes curriculares e propostas pedagógicas, com o objetivo de potencializar conteúdos teóricos e práticos que buscam a promoção dos direitos humanos, da igualdade, da diversidade e da proteção a populações vulneráveis ou minoritárias.

“Temos uma determinação muito clara: cuidar das pessoas, fazer avançar o Ceará. Não é uma frase de efeito, é uma meta, um resultado que precisamos alcançar. Quem faz parte da Aesp tem esse entendimento, no sentido de que o nosso trabalho tem como público-alvo o povo cearense e, também, as pessoas que nos visitam. Logo, como formamos servidores de modo inicial ou continuado, essa missão não pode ser cumprida senão com um padrão elevado de eficiência e de excelência”, sublinha o gestor.

Outro ponto de destaque na trajetória da Aesp é a qualificação de servidores para além das forças de Segurança Pública e Defesa Social. É comum que, em cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela instituição, participem servidores estaduais de outras áreas, de municípios, da União e até de outros poderes. Também se destaca no dia a dia da Aesp a observância das políticas de convivência socioambiental, por meio do respeito e do zelo à fauna e à flora locais, a exemplo de cães “Caramelo” que têm nesta Academia uma moradia segura e em harmonia com servidores e alunos.

“Aqui, neste grande imóvel, há árvores e animais que estão há mais de 13 anos. Portanto, são mais antigos do que a própria Aesp. O mínimo que podemos fazer é respeitá-los, preservá-los, oferecer cuidado e manter essa diversidade para os nossos sucessores, para a coletividade em geral”, explica.