Direção Veicular: alunos-soldados da PMCE fazem treinamento promovido pela Aesp

10 de maio de 2024 - 10:43 #

Os alunos-soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que estão em formação inicial na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) participaram de aulas práticas da disciplina de Direção Veicular Aplicada à Atividade Policial Militar. O treinamento foi realizado no Autódromo Internacional Virgílio Távora, em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. O conteúdo faz parte do Curso de Formação de Soldados (Cfsd) da PMCE desde 2010, com o objetivo de habilitar os futuros militares às normas e padrões adotados durante as ações de patrulhamento ostensivo geral e demais atividades operacionais.

As aulas no Autódromo foram promovidas  ao longo desta semana. Antes de assumirem as conduções das viaturas, os alunos tiveram aulas teóricas, práticas e dicas dos instrutores capacitados e experientes, como o instrutor SD Bittencourt. Ele está há quase uma década dedicado a essa disciplina. “A grade atual contempla 54 horas/aula. Destas, 36 horas voltadas para teoria em sala de aula, onde são discutidos elementos da direção defensiva, todos os componentes necessários para desenvolver habilidades e competências do policial militar ao volante de uma viatura”, explica o instrutor.

A aluna-soldado Bruna, do 38º Pelotão, destaca a importância da disciplina para a composição e para a sociedade. “Essa disciplina é muito importante para o policial militar, sobretudo para corrigir certos vícios que a gente traz do mundo civil, para que isso não seja aplicado na condução da direção, principalmente na direção defensiva, bem importante para a segurança tanto da composição quanto da sociedade”, complementa.

Bittencourt explica ainda o motivo da retirada dos vícios na direção dos alunos. “Cinco exercícios são realizados em pista. Esses exercícios estimulam a retirada de vícios que automatizam, atrapalham e podem ser fatores causadores de acidentes. A gente tira esses vícios através dos exercícios e desenvolve habilidades que podem ser necessárias realmente  para o desempenho da  atividade, resguardando a integridade física deles e de terceiros”, destaca.

Maio é reconhecido internacionalmente como o Mês da Conscientização do Trânsito e, também, como Maio Amarelo. O militar alerta sobre a importância de população dar passagem aos veículos de emergência. Além de ser ato de cidadania, é um respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Ao avistar uma viatura com um intermitente aceso, a gente identifica uma viatura policial e, com o sonoro ligado, a famosa sirene, destaca Bittencourt.