Aesp reúne turmas da PMCE e da Pefoce em formatura geral

26 de abril de 2024 - 19:17 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) reuniu, nesta sexta-feira (26), todas as turmas de cursos de formação inicial para uma formatura geral. Mensalmente, com a presença de gestores da instituição e de convidados ligados a forças coirmãs, os alunos são reunidos para um momento de integração em forma de cerimônia cívico-militar. Participaram da solenidade dos cadetes e os alunos-soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além de parte dos futuros servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

O objetivo do momento promovido por esta Academia é estimular a aproximação, o congraçamento e a união entre alunos que estão sendo preparados para o trabalho em prol da segurança pública e da sociedade cearense. Essa iniciativa também incentiva o fortalecimento de laços institucionais entre os órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) como cultura governamental.

A segunda edição da cerimônia reuniu todos os homens e mulheres que estão em fase de formação, com exceção da turma do Curso de Formação de Auxiliares de Perícia, pois os candidatos estão em fase de estágio supervisionado na Pefoce. Além do diretor-geral desta Academia, delegado Leonardo Barreto, estiveram presentes a diretora de Planejamento e Gestão Interna, coronel Asmenha Torquato; o coordenador de Gestão Interna de Ensino e Instrução, coronel PMCE Porto; e o coordenador de Ensino e Instrução da Aesp/CE, coronel PMCE Evandro, também coordenador-geral do Curso de Formação de Oficiais. Também prestigiaram a cerimônia o coordenador da Perícia Externa, Wellison Torres, representando o perito geral da Pefoce, Julio Torres; e o orientador da Célula de Ensino Civil e Integrado, delegado Ciro Lacerda.

Futura servidora da Pefoce conclama a união entre os alunos

Natália conclamou os demais alunos à união e ao trabalho. “Somos uma raça de fortes, um povo de bravos, que com muito orgulho, com garra e com brio, doaremos nossas vidas em prol da verdade, da ciência e da justiça. Nunca acaba. Nunca termina. Mas o que importa a vastidão do caminho que teremos pela frente se vão no peito corações guerreiros?! Porque somos 1283 corações guerreiros. E estamos juntos”, exclamou.

Cadete faz alusão a Tiradentes e presta homenagem ao Exército Brasileiro

Já o cadete Ríverton Evangelista Sousa Júnior, do 2º Pelotão do Curso de Formação de Oficiais, fez uma referência ao 21 de Abril na fala aos presentes. “Portanto, hoje, expressamos nossa profunda gratidão à Polícia Militar e ao Exército por seu serviço abnegado e dedicação à causa da segurança e da defesa nacional. Vamos honrar essas instituições, reconhecendo o sacrifício de seus membros e apoiando-os em sua missão vital”, citou.

“Que, neste dia tão especial, possamos firmar ainda mais nosso compromisso em valorizar e respeitar aqueles que dedicaram e dedicam suas vidas em prol da proteção da vida, dos bons costumes e dos valores que garantem os direitos, a liberdade e a segurança do cidadão de bem. Que a harmonia estabelecida ao longo dos anos entre a Polícia Militar e o Exército Brasileiro continue ainda mais forte, garantindo um futuro seguro e próspero para todos os brasileiros”, complementou o cadete.

Gestor da Aesp expõe alegria com o entrosamento entre os futuros quadros

O diretor-geral Leonardo Barreto enumerou diversos pontos positivos que vêm observando entre os alunos e as turmas dos cursos em andamento nesta Academia. Para ele, além de entregar servidores com padrões de excelência e de eficiência, é missão da instituição fortalecer os vínculos entre a Polícia Militar, a Pefoce e as demais forças coirmãs.

“Tivemos, aqui, recentemente, turmas de escrivães e inspetores da Polícia Civil. Homens e mulheres que, com certeza, adquiriram nesta Academia a mentalidade de união, de mutualidade, de esforço conjunto. Todos ganham com isso, sem exceção. E os maiores beneficiados são os cearenses que aqui residem, os visitantes que aqui vêm…”, descreveu o gestor.

Citando o filósofo alemão Hegel, Barreto conclamou ainda os presentes a uma reflexão. “Nunca nada grandioso no mundo foi feito sem uma grande dose de paixão”.

Cerimônia teve Canção do Soldado e entrega de placa

A formatura geral de abril teve uma homenagem ao coordenador de Ensino e Instrução, coronel PMCE Evandro. Ele recebeu uma placa de reconhecimento como mentor de instrução de Educação Física na Polícia Militar. A honraria foi entregue pelo tenente-coronel PMCE Jansen, em nome de todos os oficiais educadores físicos.

Outro momento especial foi a referência ao Dia de Tiradentes, celebrado no último dia 21 de abril, com os militares em posição de sentido e os futuros servidores da Pefoce em posição de respeito. A Banda de Música da PMCE Major Xavier Torres executou a Canção do Soldado, acompanhada em canto pelos presentes. como forma de lembrar o patrono das polícias militares do Brasil, assim como em alusão ao Dia do Exército Brasileiro, comemorando em 19 de abril.