Primeira Formatura Geral dos alunos da Polícia Militar do Ceará fortalece a integração na Aesp/CE

22 de março de 2024 - 18:41 # # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta sexta-feira (22), a primeira Formatura Geral dos alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e de Soldados (CFSD) da Polícia Militar do Ceará.

O evento, de natureza cívico-militar, teve como principal objetivo fortalecer os laços e promover a integração entre os pelotões da Aesp/CE e os pelotões externos, localizados nos quartéis da Polícia Militar e no Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação (FormaCE). Esta é a primeira cerimônia neste estilo desde o início do curso, planejado para ocorrer mensalmente.

O aluno/cadete Anthony da Silva Nogueira, representante dos discentes da Polícia Militar do Ceará em formação na Aesp/CE, enfatizou a importância da hierarquia e disciplina na história da corporação, além de mencionar a resiliência e adaptabilidade da organização. Ele ressaltou: “Apesar da nossa pouca experiência, reconhecemos o privilégio de servir a uma causa maior que nós mesmos. Cada momento no curso de formação é singular, e cada ação e decisão que tomamos devem espelhar os mais altos padrões de profissionalismo, ética e dedicação”, concluiu o futuro oficial da PMCE.

A cerimônia contou com a presença do diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, além do subchefe do estado maior/diretor de planejamento e gestão interna da PMCE, Coronel Jorge Costa de Araújo; da diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp, coronel PMCE Asmenha Torquato; o perito geral adjunto, Átila Einstein de Oliveira; do coordenador de ensino e instrução, Evandro de Assunção; do orientador da célula de ensino militar, tenente-coronel PMCE Carlo Rômulo, e demais autoridades. Professores, coordenadores e monitores também prestigiaram o evento, enriquecendo a cerimônia com sua presença e suporte constante aos estudantes.

Durante seu discurso, o subchefe do estado maior da PMCE, coronel Costa, parabenizou os policiais militares em formação na Aesp/CE, ressaltando a importância da formação militar e da disciplina presentes na instituição. Ele expressou: “É sempre gratificante testemunhar este momento solene, permeado de hierarquia e disciplina, valores fundamentais buscados pela AESP. Em todas as formações, mesmo aquelas sem caráter militar, mantemos uma postura firme, exigente e atenta a cada detalhe”, destacou o oficial.

Com o objetivo de integrar os alunos ao ambiente acadêmico da Aesp/CE, o diretor-geral, Delegado Leonardo Barreto, interagiu com todos os pelotões presentes e parabenizou os alunos pela postura, respeito, disciplina e integração demonstrados ao longo do curso de formação. Ele ressaltou a importância da integração dos pelotões na Aesp/CE, afirmando: “Comprometemo-nos, na presença do Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, e do nosso Secretário de Segurança Pública, Samuel Elânio, a tornar este o melhor curso de formação de oficiais e soldados da história da Polícia Militar do Ceará e da Aesp/CE. E, de fato, está sendo graças à competência do corpo docente, incluindo professores, monitores e coordenadores, e também devido à postura, dedicação e engajamento de todos os senhores”, destacou o diretor-geral.

Ao todo, 161 cadetes e 1.147 alunos-soldados participaram presencialmente do evento. Os futuros soldados da PMCE foram distribuídos em 51 pelotões, sendo 15 da AESP, 14 da FormaCE e 22 dos Batalhões da Polícia Militar do Ceará, que incluem COPAC, CPCHOQUE, BPRE, COLOG, BPMA, CPRAIO, RPMONT, CASA MILITAR, 5º BTL, e 12º ao 21º BPM. Cada pelotão contou com seus coordenadores e monitores, destacando a relevância do suporte contínuo durante a formação desses futuros oficiais e soldados da Polícia Militar do Ceará.

O evento contou com a participação da Banda de Música Major Xavier Torres da Polícia Militar do Ceará, que executou os hinos do Brasil e do Ceará, encerrando a solenidade com a canção da Polícia Militar do Ceará.