Futuros peritos participam de atividade de papiloscopia na Aesp/CE

9 de abril de 2024 - 11:19 # # # #

A busca por impressões digitais mobilizou a equipe. Olhares atentos procuravam qualquer vestígio em paredes e outras superfícies. O objetivo era encontrar sinais que pudessem contribuir com uma investigação a partir dos trabalhos de polícia científica e ligar possíveis suspeitos a uma ocorrência apurada pela polícia judiciária. O que parecia episódio de série de filme científico é mais uma etapa do Curso de de Formação Profissional da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em fase de andamento, na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE).

Essa cena chamava a atenção nesta Academia. A equipe era composta por futuros peritos criminais. O local de buscas era uma das salas da instituição. E o esforço na simulação era necessário para dar o máximo de realidade a uma disciplina importante para a formação de novos servidores para a Pefoce.

“A gente está fazendo uma aula prática de revelação de impressões papilares latentes em superfícies diversas. Uma disciplina como essa é de extrema relevância tendo em vista que as impressões papilares reveladas em locais de crime permitem ligar suspeitos àquela ocorrência”, explica o instrutor da turma, o perito criminal Francisco Menezes.

A disciplina é de Perícia Papiloscópica, com duração de 36 horas-aula, ministrada nas próprias dependências desta Academia. “Hoje a gente está tendo a oportunidade de fazer uma aula prática no assunto de Papiloscopia, onde a gente está tentando identificar aqui e revelar impressões digitais em um possível local de crime, a fim de detectar suspeitos que tenham deixado seus vestígios na cena, e poder assim elucidar crimes, identificar suspeitos e colaborar com a justiça”, complementou o aluno Jonas.

Assista ao vídeo da atividade clicando aqui.