Aesp e Corpo de Bombeiros do Ceará formam nova turma de vistoriantes para o Comando de Engenharia

27 de março de 2024 - 19:54 # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) concluiu, na tarde desta quarta-feira (27), o Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas (CHVT). A capacitação foi voltada a 25 bombeiros militares do Estado do Ceará, com 162 horas/aulas, com o objetivo de possibilitar aos concludentes a atuação como vistoriantes do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi).

O Cepi é um órgão de execução programática do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e tem a responsabilidade de controlar a observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes ou depois de sua liberação ao uso – a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT).

O curso havia sido iniciado na primeira semana de março. Foram 162 horas-aula até a conclusão dos conteúdos. Na cerimônia de encerramento, com a presença de gestores do Corpo de Bombeiros, a turma foi representada pelo orador 3•SGT BM Daniel Diego Ribeiro Nascimento.

“Não posso deixar de expressar minha gratidão a Deus, que nos concedeu força, sabedoria e proteção durante todo esse processo. Sem sua orientação e bênção, não teríamos alcançado esse momento tão significativo. Aos meus colegas de curso, quero dizer que foi uma honra compartilhar esse momento de crescimento e desafio ao lado de vocês. E, aos nossos familiares, que sempre estiveram ao nosso lado apoiando, incentivando o nosso mais profundo agradecimento, saibam que chegamos até aqui porque nunca estivemos sozinhos”, destacouu o orador.

Daniel Diego também comentou sobre a importância da vistoria para a sociedade e para a segurança pública. “Aprendemos que vistoriar é mais do que uma simples tarefa; é um compromisso com a excelência, um pacto com a segurança. É o ato de olhar para além das superfícies, buscando incansavelmente por qualquer sinal de perigo iminente. É a arte de identificar problemas antes mesmo que eles se tornem uma ameaça real. vistoriarmos, nós nos tornamos guardiões da vida, moldando o presente e construindo o futuro mais seguro”, complementou.

Já o comandante do Cepi, tenente-coronel BMCE Joel de Abreu Nobre, fez uma citação aos familiares dos concludentes. “Vocês (famílias) estão de parabéns pela paciência que vocês tiveram com seus filhos, com seus esposos, que aqui se encontram. Há um momento de dedicação ao fazer esse curso. Diferentemente de outros cursos da corporação, que são ralados, onde o cara chega (em casa) todo moído fisicamente, no curso de Vistoria Técnica ‘o rala’ é psicológico. Tem o estresse. Vocês não sabem o que essas pessoas passaram durante o mês de março estudando, analisando casos, situações, para que eles possam amanhã emprestar um serviço de qualidade à sociedade alencarina”, felicitou.

A solenidade de conclusão também contou com a presença do coronel comandante-geral adjunto do CBMCE, Wagner Alves Maia. Vistoriante técnico, ele passou pelo Cepi, é engenheiro civil com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gestão de Riscos e Desastres. O oficial falou sobre a relevância da unidade para a prevenção de ocorrências. “Sempre costumo dizer que o Cepi não é uma sessão administrativa. Ele é o setor operacional, porque o bom combate das nossas guarnições operacionais tem maior ou menor dificuldade associada ao trabalho de fiscalização e de prevenção. Quando a equipe de engenharia faz o seu trabalho pelo Corpo de Bombeiros quer dizer que vai ter incêndio naquela edificação? Pode acontecer. Mas, a partir daquele momento, as condições mínimas de segurança foram atendidas”, destacou o oficial.

Wagner Maia também lembrou detalhes inerentes ao curso e às atividades desempenhadas pelos alunos. “O curso de vistoria técnica dobrou a carga horária para que nós pudéssemos acompanhar a evolução. Eles visitaram uma edificação chamada One Residence, que é o prédio mais alto do Estado do Ceará, com 157 metros de altura. E esse prédio será fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros nos seus sistemas preventivos, seu projeto de segurança contra incêndio”, exemplificou.