Alunos do Curso Formação da Polícia Civil aprimoram habilidades em Exercício Simulado

26 de março de 2024 - 11:37 # # # # # #

 

Os alunos do Curso de Formação de Escrivães e Inspetores da Polícia Civil do Ceará concluíram, nesta terça-feira (26), a disciplina de Exercício Funcional Simulado, ministrada na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

Com uma carga horária de 18 horas/aula, a disciplina incluiu palestras temáticas nas primeiras sessões, seguidas por 14 horas de aula prática, nas quais um delegado da Polícia Civil compartilhou experiências práticas e casos relevantes com os alunos.

Durante a simulação, realizada na Delegacia Cenográfica, os alunos foram orientados sobre o posicionamento em diferentes cenários e os procedimentos em situações de flagrante dentro do ambiente simulado.

O professor da disciplina e delegado adjunto da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente, Demitri Cruz, ressaltou a importância do ambiente proporcionado pela Aesp/CE para promover vivências fundamentais no aprendizado dos alunos. “É muito importante o espaço que a Aesp criou para viabilizar esse tipo de vivência. A gente sabe que muitas vezes essa vivência, se fosse realizada na prática, em delegacias, iria de alguma forma comprometer o serviço, a gente não teria como dar a atenção necessária. Aqui, temos um dia dedicado a isso, a fazer essa simulação muito importante para o aprendizado dos alunos”, comentou o docente.

Essa experiência simulada objetiva enriquecer o conhecimento prático dos futuros profissionais da segurança pública, preparando-os para os desafios do cotidiano, de acordo com os padrões de excelência exigidos pela Polícia Civil do Ceará.

Uma das alunas do curso de Inspetores da Polícia Civil do Ceará, Cris Mayara Passos Aguiar, destacou a relevância do exercício simulado para sua formação profissional. Ela enfatizou que essa prática é essencial para compreender a realidade do trabalho na delegacia e lidar com o público. “Esse exercício é de suma importância porque assim a gente vai ter a realidade de como vai ser o nosso trabalho na delegacia. É a realidade do nosso trabalho, lidar diretamente com o público, das suas vulnerabilidades, do que as vítimas vêm sofrendo. Eu achei ótimo. Perfeito’, pontuou a discente.