Aesp promove aula inaugural do Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas para Bombeiros Militares

4 de março de 2024 - 16:16 # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, na manhã desta segunda-feira (4), a aula inaugural do Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas (CHVT) para 26 bombeiros militares do Estado do Ceará. O treinamento, de 162 horas/aulas, é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e visa capacitar seus participantes para atuarem como vistoriantes do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) – órgão de execução programática do CBMCE, responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes ou depois de sua liberação ao uso – a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT).

Após a conclusão, os vistoriantes passam a cumprir também funções de observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes ou após a liberação de uso. A aula inaugural teve a participação coronel comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros, Wagner Alves Maia;  do assessor especial desta Academia, coronel Ricardo Catanho;  e do coronel tenente-coronel Joel de Abreu, comandante do Cepi.

“Essa é mais uma formação continuada que a Aesp tem a satisfação de promover, agora em parceria com o Corpo de Bombeiros, e que também tem como principal beneficiado o povo cearense. São profissionais que, em breve, passarão a ter qualificação suficiente para essa missão importante que também é de competição dessa força coirmã tão valorosa para a nossa sociedade, que é o CBMCE”, comenta Catanho.

Na aula inaugural, o comandante-geral adjunto proferiu palestra sobre “A fiscalização da segurança contra incêndio como instrumento de preservação da vida”, abordando temáticas como normatização, operações e ética. “O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará tem como premissa atuar na preservação de vidas e de bens, para a tranquilidade da sociedade. E, em se tratando de ações preventivas, cada iniciativa é importante. É justamente o caso do trabalho que fazem os vistoriantes”, exemplifica o oficial.