Combate à desigualdade racial: Aesp/Ce participa de encontro com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU)

2 de dezembro de 2023 - 10:06 # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) apresentou, na sexta-feira (1), ações e iniciativas que vêm sendo adotadas para o enfrentamento à desigualdade racial. A apresentação foi feita a uma comitiva da Organização das Nações Unidas (ONU), ligada ao Mecanismo Internacional de Peritos Independentes para a Promoção da Justiça e Igualdade Racial na Aplicação da Lei (EMLER), em Fortaleza. O encontro ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na Sala de Situação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no bairro Aeroporto.

A diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp/Ce, delegada Kamilly Campos, representou a Academia na reunião. A gestora apresentou os processos de formação inicial e continuada de policiais civis e militares, peritos forenses e bombeiros militares, detalhando as ações e iniciativas ligadas aos Direitos Humanos, relacionadas principalmente ao enfrentamento à desigualdade racial.

Entre os pontos mostrados na pauta estão os cursos de Policiamento de Proximidade e de Normas Internacionais de Direitos Humanos Aplicadas às Forças Policiais e de Segurança. Essas formações são ministradas pela Aesp. “A SSPDS tem convênio com a Cruz Vermelha Internacional, por exemplo, que sempre participa de capacitações, observando as normas internacionais de Direitos Humanos”, explicou a diretora.

Kamilly enumerou as ações da Academia contra a discriminação e a violência aos afrodescendentes, incluindo a implementação da disciplina de Estudo das Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Orientação Sexual nos cursos de formação inicial, além da realização do I Seminário Internacional da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) para discutir políticas públicas voltadas aos grupos vulneráveis.

Também foram apresentadas outras iniciativas à comitiva, como o Curso de Atuação do Profissional de Segurança Pública Frente a Grupos Vulneráveis, e esforços para promoção de uma cultura de respeito à diversidade e contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva. “A Aesp tem fortalecido as ações para a formação de uma policia antirracista, com foco em obter o desenvolvimento de uma mentalidade baseada nos princípios do Estado de Direito, no respeito às normas internacionais de Direitos Humanos e na conscientização da diversidade e complexidade das relações raciais na sociedade”, resumiu a gestora.

Estiveram presentes à reunião o titular da SSPDS, Samuel Elânio; o coronel comandante-geral da Polícia Militar, Klênio Savyo Nascimento de Sousa; o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutierrez; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, José Cláudio Barreto de Sousa; o perito-geral da Pefoce, Júlio César Nogueira Torres; e o superintendente da Supesp, Nabupolasar Alves Feitosa.

Compuseram a delegação da EMLER os peritos Tracie L. Keesee e Juan E. Mendez; os assessores do Escritório de Direitos Humanos em Genebra, Alan M. Mayo Flota e Kalekye Kyalo; e Aisha Sayuri Agata da Rocha, do Escritório da ONU em Brasília.